Programa de educação ambiental da Vale do Rio Doce beneficia 50 mil alunos

O Programa de Educação Ambiental Vale Ambiente desenvolvido pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), maior produtora mundial de minério de ferro, ganhou o Prêmio CNI 2003, concedido anualmente pela Confederação Nacional das Industrias (CNI). A premiaçã

  
  

O Programa de Educação Ambiental Vale Ambiente desenvolvido pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), maior produtora mundial de minério de ferro, ganhou o Prêmio CNI 2003, concedido anualmente pela Confederação Nacional das Industrias (CNI).

A premiação, referente à categoria Educação Ambiental, foi ontem,dia 9 de dezembro,na sede da CNI, em Brasília. Outros 33 mil projetos, de 888 indústrias, foram avaliados
nesta terceira edição do prêmio.

Lançado em 2001, o Programa Vale Ambiente já recebeu investimentos de R$1,5 milhão. A iniciativa tem como base ações integradas que fortalecem a comunidade para o desenvolvimento de novas perspectivas para a gestão ambiental.

Já foram promovidos cursos de capacitação e formação de agentes multiplicadores para 2,3 mil professores, mil líderes comunitários, 50 mil alunos da rede pública de educação, além de 6,5 mil empregados do Sistema Sul da CVRD.

O programa tem parcerias com prefeituras, câmaras de vereadores, lideranças comunitárias e professores das redes públicas de ensino e é realizado em diferentes
etapas. O primeiro passo é o diagnóstico das necessidades de cada comunidade para que sejam desenvolvidas ações diretas e específicas.

A partir daí, estas ações são implementadas de acordo com a necessidade de cada município. Neste momento, são realizados também cursos (total de 40 horas/aula) com oficinas complementares para cada atividade definida, orientação técnica sobre o tema escolhido pela comunidade, além de avaliação e apresentação de resultados.

Iniciativas de destaque

No município de Santa Barbara, a implantação de hortas na Escola Municipal Maria de Lurdes Pereira foi o ponto de partida para o desenvolvimento de um projeto amplo que
mobilizou toda a comunidade.

Além da produção de verduras e legumes para a
alimentação dos alunos, os professores trabalham os princípios da matemática, língua portuguesa e ciências utilizando a horta como fonte de metodologia.

Na Escola Municipal de Brumal, os alunos fizeram uma pesquisa histórica do distrito e produziram um memorial da região. O resultado é um belo material com o resgate histórico cultural da localidade.

Em Barão de Cocais, um dos problemas ambientais detectados pela comunidade foi a degradação do Rio São José e do Córrego São Miguel. O Programa Vale Ambiente apoiou a equipe pedagógica da Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário na realização de expedições com os alunos para o conhecimento das nascentes dos rios e córregos da região. A estratégia incentivou crianças e adolescentes a participarem de uma campanha de conscientização ambiental com a comunidade.

Em Mariana, foram desenvolvidos projetos de revitalização do ambiente em todas as escolas municipais. Na Escola Municipal Monsenhor José Cotta, foi implantado o projeto `O Verde Invade a Escola`, similar ao desenvolvido em Santa Barbara.

Além destas iniciativas, outros resultados podem ser percebidos no dia-a-dia, nas diversas cidades onde o Vale Ambiente foi implantado, em atitudes simples que refletem
a mudança de comportamento das pessoas em relação à preservação do meio ambiente.

O Programa também já foi implantado em Itabira, , Nova Era, Rio Piracicaba,Catas Altas, Sabará, São Gonçalo do Rio Abaixo, Santa Maria de Itabira, Santa Cruz do
Escalvado, Rio Doce e em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto.

Fonte: Idéia Comunicação Empresarial Ltda.

  
  

Publicado por em

Gleisla

Gleisla

16/06/2012 21:38:30
Achei esse progama ótimo, mas eu moro em Carajas no Pará e nunca vi falar desse progama de educação ambiental. Se pudesse colocar imagens ou videos que com provasse; eu adoraria ver!

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá, Para mais informações favor entrar em contato com a Idéia Comunicação Empresarial. Atenciosamente, Equipe EcoViagem
MARCIO APARICIO CORRÊA E CUNHA

MARCIO APARICIO CORRÊA E CUNHA

16/06/2010 21:37:31
A Vale ta de parabéns pela conservação da história e manutenção da E.F.V.M.....querida Vale, vamos desenvolver projetos de matrizes ferroviárias....em um país de relevo arqueano, médio-plano e sem atividades sísmicas contundentes, deveria ser este o meio de transporte ideal.....Parabéns pela E.F.V.M, mas podemos mais!

Prof. Márcio Aparicio Corrêa e Cunha

Márcio Aparicio Corrêa e Cunha

Márcio Aparicio Corrêa e Cunha

25/05/2010 04:40:17
Fomentar projetos e incentivar o desenvolvimento dos mesmos é pra lá de louvável por parte da Vale! Penso que a Educação em sala de aula, é primordial para uma mais integrada idéia de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Nesse sentido professores de Geografia, biologia e afins se tornam extremamente necessários à empresa numa relação recíproca e troca de informações para com alunos no envolto da Vale, além de outras regiões contempladas!

Att;

Prof Márcio Aparício Corrêa e Cunha

Maria isabel

Maria isabel

22/10/2008 13:23:13
Gostaria de achar imagens nas quais comprovam que a vale esta preservando o meio ambiente!