UFSCar abre inscrições para pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da UFSCar estará com inscrições abertas, entre os dias 19 a 23 de novembro, para o processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado. Criado

  
  

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da UFSCar estará com inscrições abertas, entre os dias 19 a 23 de novembro, para o processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado.
Criado em 1976, o Programa conta com uma única área de concentração "Ecologia e Recursos Naturais", formando mestres e doutores que contribuam efetivamente para a desaceleração do processo de degradação dos recursos naturais existentes no País.

O PPGERN teve início fundamentado em uma reconhecida tradição de atividades de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Ciências Biológicas da UFSCar. Este departamento, aliás, deu origem aos departamentos atuais da área biológica da Universidade: Departamento de Hidrobiologia (DHb), Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE), Botânica (DB), Genética e Evolução (DGE) e Ciências Fisiológicas (DCF).

Dessa forma, contando com uma base sólida na área, a UFSCar propôs a criação de um curso de Pós-Graduação Interdisciplinar no ramo da Ecologia, que contou com a participação de docentes do Departamento de Ciências Biológicas e de outras áreas, como Matemática, Estatística e Computação.

O Programa, aliás, caracteriza-se como o primeiro curso de Pós-Graduação em Ecologia e Meio Ambiente criado no Brasil.

Inicialmente credenciado em nível mestrado e, logo depois, também desenvolvendo pesquisas de doutorado, o Programa voltou-se ao desenvolvimento de pesquisas direcionadas à investigação da estrutura e função dos ecossistemas (aquáticos e terrestres) e ao estudo da diversidade biológica, aglutinando conhecimentos de diferentes áreas no campo das Ciências.

O objetivo central do Programa é a formação de recursos humanos altamente qualificados e competentes a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Ecologia e Meio Ambiente. Dessa maneira, os ecólogos formados deverão estar preparados para atuar profissionalmente na perspectiva da manutenção da diversidade biológica e da conservação ecológica do planeta.

Nesse sentido, a Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais desenvolve pesquisas voltadas aos problemas da conservação, não considerando apenas os aspectos ecológicos, mas incorporando questões econômicas, sociais, políticas e culturais. Como exemplo, podem ser citados os estudos em planejamento ambiental, educação ambiental, unidades de conservação da biodiversidade, bacias hidrográficas, sistemas de informações geográficas e vários outros temas.

Os interessados em participar do processo seletivo do PPGERN (mestrado e doutorado) devem fazer inscrição entre os dias 19 e 23 de novembro na Secretaria do Programa ou encaminhar toda a documentação por correio à Secretaria.

O endereço é Rodovia Washington Luiz, km 235, São Carlos, SP, CEP 13565-905, Caixa Postal 676.

As informações completas e a documentação necessária estão disponíveis no site www.ufscar.br/~ppgern. Outras informações pelo telefone (16) 3351-8305.

Fonte: UFSCAR

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em