Embrapa apresenta proposta de produção agroecológica de frangos

Com o objetivo de divulgar e disponibilizar informações sobre as tecnologias geradas, a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia,SC), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, partici

  
  

Com o objetivo de divulgar e disponibilizar informações sobre as tecnologias geradas, a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia,SC), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participou da 16ª edição do Show Rural Coopavel 2004, que aconteceu de 09 a 13 de fevereiro, em Cascavel, no Paraná.

Durante os dias da feira, técnicos da Embrapa Suínos e Aves apresentaram a proposta de produção agroecológica de frangos, que tem como objetivo central dotar as pequenas propriedades rurais de condições de
sustentabilidade econômica, social e ambiental.

`A intenção é integrar a produção de aves, hortifrutigranjeiros e outras atividades na propriedade para que uma contribua com a produção da outra`, sintetiza o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Élsio Figueiredo. Há ainda as contribuições sociais e ambientais.

`Acreditamos que a produção integrada e agroecológica agrega valor para as propriedades, uma vez que tudo pode ser aproveitado ali mesmo, na propriedade`, explica o pesquisador.

Outro ponto que o pesquisador Élsio enfatiza em relação a esse tipo de produção é o mercado promissor e amplo a nível mundial. O mercado orgânico gera anualmente cerca de 30 bilhões de dólares e no Brasil estima-se que os valores com produção agroecológica ficam entre 90 e 150 milhões de dólares ao ano.

`O Brasil tem excelente vocação para a produção orgânica em pequenas propriedades e o governo já começou a apostar nisso`, informou Élsio. Mostra disso é a aprovação da lei nº10.831, de 23 de dezembro de 2003, que dispõe sobre a produção agroecológica no Brasil.

`A lei é ampla e abrange todas as produções agroecológicas, portanto a produção de aves e ovos está incluso nela`, finalizou o pesquisador.

A Unidade também apresentou no Show Rural Coopavel tecnologias desenvolvidas que visam a contribuição com a melhoria do meio ambiente, como o sistema de tratamento de dejetos líquidos, a compostagem de resíduos e a criação de suíno em cama sobreposta. Também foram apresentadas as linhagens desenvolvidas pela Unidade, como o suíno light MS 60 e os frangos coloniais Embrapa 041 e 051.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves

  
  

Publicado por em

JOSENILDES

JOSENILDES

30/10/2008 08:28:59
gostariamos de poder contar ocm o apoio da embrapa para uma construção de unidade produtiva