Embrapa Florestas conquista o 11º Prêmio Expressão de Ecologia

A Embrapa Florestas, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é uma das vencedoras do 11º Prêmio Expressão de Ecologia. O case premiado é o Basemflor - Banco de

  
  

A Embrapa Florestas, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é uma das vencedoras do 11º Prêmio Expressão de Ecologia.

O case premiado é o Basemflor - Banco de Sementes Florestais da Mata Atlântica, na categoria `Conservação de Recursos Naturais - Setor Público`.

A preocupação com o atual estado de devastação da Floresta Atlântica foi um dos motivos da criação do Basemflor. Além disso, faltava no país um banco ativo de sementes florestais de espécies nativas que atuasse nacionalmente, fornecendo sementes aos mais diversos projetos.

O Basemflor tem como objetivos conservar sementes de espécies arbóreas com elevada qualidade genética, física, fisiológica e sanitária; desenvolver pesquisas científicas em sementes florestais nativas; oferecer treinamento e capacitação em tecnologia de sementes; desenvolver e disponibilizar um software para operacionalização de bancos de sementes florestais; estimular a criação de novos bancos e conservar germoplasma de espécies arbóreas ameaçadas de extinção, sob a forma de sementes.

A entrega do prêmio está prevista para o dia 25 de novembro, em Joinville/SC, e terá como convidados principais a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, e o presidente do Ibama, Marcus Luiz Barroso Barros.

Fonte: Embrapa Florestas

  
  

Publicado por em