Embrapa Florestas inaugura unidade de inclusão digital

Nesta quarta-feira, 11/08, às 14h30, será inaugurada a unidade de inclusão digital da Embrapa Florestas, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O objetiv

  
  

Nesta quarta-feira, 11/08, às 14h30, será inaugurada a unidade de inclusão digital da Embrapa Florestas, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O objetivo da unidade de inclusão digital é realizar ações conjuntas de capacitação em informática e cidadania aos jovens carentes do bairro Monte Castelo, em Colombo/PR. Também serão realizadas atividades que promovam a melhoria da qualidade de vida e inserção social da população local, com base nos princípios da educação ambiental.

Esta unidade é resultado de uma parceria entre a Embrapa Florestas, Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida – Coep/PR, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Colombo/PR e Centro de
Integração Embrapa-Escola do Paraná – Ciee/PR.

Os primeiros jovens a serem beneficiados são estudantes dos colégios estaduais Vinícius de Morais e João Gueno, localizados no entorno da Embrapa Florestas, além de trabalhadores do nível operacional da empresa e das terceirizadas que ainda não tiveram acesso ao mundo da informática.

A unidade de inclusão digital vai contar com cinco microcomputadores disponibilizados pelo Coep/PR e sua base física será na Embrapa Florestas, que também vai disponibilizar infra-estrutura de rede de informática, impressora e demais materiais de escritório.

Os instrutores, alunos de curso superior, serão disponibilizados pelo Ciee/PR, que também vai colaborar com recursos para locomoção dos estudantes. Os colégios serão responsáveis pela seleção de alunos,
familiares e funcionários para participarem das aulas e fornecimento de lanches.

A metodologia pedagógica adotada já vem sendo praticada por instituições vinculadas ao Coep/PR, como o Serpro e o Ciee/PR.

As aulas serão diárias e terão a duração de uma hora, com previsão de um mês para cada turma. O número esperado de treinandos para o ano de 2004 é de, aproximadamente, 50 alunos distribuídos entre agosto e dezembro. No final do ano será feita uma avaliação sobre o impacto social do projeto.

Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade

A inauguração da unidade de inclusão digital da Embrapa Florestas faz parte da Semana Nacional de Mobilização pela Vida e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, que acontece em todo o País de 9 a 15 de agosto.

Baseado nas oito metas do milênio lançadas pela ONU em 2000 e ratificadas pelo Brasil, o Movimento pretende integrar governos, organizações e a sociedade civil na discussão das metas de desenvolvimento social e pela definição de ações concretas para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. Será também uma maneira de homenagear o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, um dos criadores do COEP, como símbolo da solidariedade e defesa da vida.

Serviço:

Data: 11/08/2004
Horário: 14h30
Local: Embrapa Florestas – Estrada da Ribeira, km 111 – Colombo/PR

Fonte: Embrapa

  
  

Publicado por em