Embrapa lança livro infantil sobre processo de conservação florestal

A influência dos homens, dos animais e das plantas no processo de conservação da floresta, usando como exemplo a árvore de piquiá, é o tema de um livro infantil, que a Embrapa Amazônia Oriental e o DFID- Departamento do Governo Britânico para o Desenvolvi

  
  

A influência dos homens, dos animais e das plantas no processo de conservação da floresta, usando como exemplo a árvore de piquiá, é o tema de um livro infantil, que a Embrapa Amazônia Oriental e o DFID- Departamento do Governo Britânico para o Desenvolvimento Internacional, através do Projeto Dendrogene, foram lançando nos dias 04 e 06 de abril no Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, em Belém (PA).

" Piquiá " é a primeira publicação do Projeto Dendrogene voltada a um público não técnico. Segundo o coordenador do projeto, Milton Kanashiro, a escolha do piquiá como tema do livro foi devido à variedade de produtos obtidos a partir desta árvore, como madeira, óleo, frutos, etc, e também por características específicas da espécie que dificulta sua conservação.

Ele diz ainda que existem poucas árvores de piquiá na floresta e, por serem grandes, causam muitos impactos no ambiente no momento da derrubada.O projeto, que é coordenado pela Embrapa e o DFID, estuda, desde 2000, os impactos da exploração sobre a conservação florestal.

O livro representa o esforço que vem sendo feito para transferir à sociedade conhecimentos gerados através da pesquisa. Por isso, a arquiteta Darcy Albuquerque, autora e ilustradora do livro, se dedicou durante três meses a adaptar as informações científicas para uma linguagem poética e de fácil entendimento para as crianças.

No primeiro dia de lançamento, dia 04, os pesquisadores discutiram com os educadores a possibilidade do livro ser incorporado a um programa de educação ambiental que o Bosque Rodrigues Alves está negociando com escolas da rede pública.Uma parte dos exemplares será doado, inclusive a estas escolas, e o restante, vendido ao preço unitário de 7 reais.

Para o domingo (6/abril), o Dendrogene, em parceria com o Bosque Rodrigues Alves, através da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Belém, programaram o lançamento do "Piquiá" com atividades lúdicas para o público infantil, que foram coordenadas por uma equipe da Rádio Margarida.

Fonte: Embrapa Amazônia Oriental

  
  

Publicado por em

Mauricio soares

Mauricio soares

18/09/2008 16:42:41
eu acho muito bom!!!