Embrapa lança livro que detalha a História da Agricultura Amazônica

Uma retrospectiva da história da agricultura na Amazônia,começando na era pré-colombiana e chegando aos dias atuais é o que está escrito nas mais de 250 páginas de um livro que a Embrapa Amazônia Oriental lançará no dia 03 de dezembro, no Banco da Amazôni

  
  

Uma retrospectiva da história da agricultura na Amazônia,começando na era pré-colombiana e chegando aos dias atuais é o que está escrito nas mais de 250 páginas de um livro que a Embrapa Amazônia Oriental lançará no dia 03 de dezembro, no Banco da Amazônia, em Belém.

A publicação, de autoria do pesquisador Alfredo Kingo Oyama Homma , revela em escalas cronológica e sintética, os principais fatos, vultos, inovações tecnológicas e políticas públicas que marcaram a história da agricultura na região.

Na obra `A História da Agricultura na Amazônia: da Era Pré-Colombiana ao Terceiro Milênio` são listados fatos, pessoas e instituições que, de forma direta ou indireta, estão associados à história da tecnologia agrícola na Amazônia.O autor baseou-se na coleta de informações disponíveis e colecionadas ao longo do tempo.

De acordo com o pesquisador Alfredo Homma, o grande desafio do livro está em buscar o futuro da Amazônia com base no conhecimento do passado,já que a Amazônia não constitui um organismo independente,no que diz respeito ao sentido biológico, econômico, social e político de outras partes do País e do mundo.

Dessa forma, existem padrões históricos amplos, no qual os personagens, os eventos, as atividades econômicas, as obras físicas, entre outros, constituem as razões para a explicação do atual estágio da civilização amazônica.`Por tudo isso, afirma Alfredo Homma, a história da Amazônia não deve ser vista como mera repetição de fatos,mas que tem fascinantes e produtivas explicações. Há vários pontos de mutações, onde o destino
poderia ter sido diferente`.

A expectativa do pesquisador, que já possui outros livros que mesmo lançados há alguns anos continuam sendo importante referência sobre a Amazônia, é que as informações ajudem os leitores a entenderem a história das atividades agrícolas na região, `conectando com as informações disponíveis nessa listagem cronológica à espera de interpretadores` e entre estes,ele vê potencialmente jornalistas, pesquisadores, historiadores, escritores e estudantes que `possam tirar algum proveito ou ajudar na interpretação da agonia amazônica ou de um novo recomeço`.

Uma das grandes novidades da publicação, editada pela Embrapa Informação Tecnológica são seis infografias que, como grandes cartazes,destacam a cronologia das conquistas científicas e tecnológicas, a movimentação de recursos genéticos, as políticas públicas, as grandes obras e o desenvolvimento das instituições de pesquisa.

Uma publicação, na opinião do pesquisador e ex-chefe geral da Embrapa Amazônia Oriental,Adilson Serrão, e que encomendou o trabalho ao autor,indubitavelmente um grande marco na história do desenvolvimento da pesquisa agropecuária no Brasil`.

Pesquisador :

Alfredo Homma nasceu em Parintins, Estado do Amazonas,Brasil, em 8 de maio de 1947. Engenheiro agrônomo, formado em 1970, pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Economia Rural, em 1976,e Doutorado em Economia Rural em 1989, pela mesma instituição, trabalha na Embrapa Amazônia Oriental (com sede em Belém-PA) desde 1976.

Colaborou nos cursos de pós-graduação de 1991 a 2002, na Universidade Federal do Pará / Centro Agropecuário e na Universidade Federal Rural da Amazônia, à época Faculdade de Ciências Agrárias do Pará.Foi diversas vezes diretor da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural.

Tem cinco livros publicados: `Extrativismo vegetal na Amazônia:limites e possibilidades`, `Amazônia: meio ambiente e desenvolvimento agrícola` e`Cronologia da Ocupação e Destruição dos Castanhais no Sudeste Paraense`. E dois em co-autoria `Amazônia: meio ambiente e tecnologia agrícola` e `O meio ambiente e o compromisso institucional da Embrapa`, além de 36
capítulos de livros em publicações nacionais e estrangeiras.

O seu campo de interesse está relacionado com extrativismo vegetal e animal,desenvolvimento agrícola e a questão ambiental na Amazônia.

Publicou mais de 300 artigos sobre a Amazônia (livros, artigos científicos nacionais e internacionais, capítulos de livros, artigos de revistas e jornais, etc.).

Atualmente desenvolve atividades de pesquisa relacionadas com a destruição de recursos naturais no Sudeste Paraense, além de participar de diversos comitês científicos de instituições de C&T.

Entre os prêmios que o pesquisador já recebeu estão:

- Primeiro lugar no Terceiro Prêmio Nacional de Ecologia, concedido pelo CNPq, Companhia Vale do Rio Doce, Ibama e Petrobrás, em 1989, com a apresentação do trabalho `A Extração de Recursos Naturais Renováveis: o Caso do Extrativismo Vegetal na Amazônia`.

- Prêmio Prof. Edson Potsch Magalhães, em 1989, concedido pela Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER), para a melhor tese de doutorado em economia rural do país em 1989.

- Prêmio Frederico Menezes da Veiga, em 1997, concedido anualmente pela Embrapa.

- Vencedor do Prêmio Jabuti 1999, categoria Ciências Naturais e Medicina,com o livro `Amazônia: meio ambiente e desenvolvimento agrícola`, concedido pela Câmara Brasileira do Livro.

- Prêmio Destaque Científico 2000, escolhido entre as profissões coligadas ao CREA-PA e concedido pelo Clube de Engenharia do Pará.

Serviço:

O livro, que custa R$ 60,00, será lançado e autografado por Alfredo Homma, no dia 03/12/2003, a partir das 17 horas, na sede do Banco da Amazônia, na Av. Presidente Vargas, 800.

Fonte: Embrapa

  
  

Publicado por em

Flavia

Flavia

05/12/2008 13:28:43
otimo ajudou bastante no meu projeto de pesquisa no qual o assunto era extrativismo vegetal