Embrapa lança livro sobre Comunicação para Ciência

Um time de primeira da divulgação científica nacional foi reunido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no livro `Comunicação para a Ciência, Ciência para a Comunicação`, que será lançado durante o 14° Encontro Nacional de Jornalistas

  
  

Um time de primeira da divulgação científica nacional foi reunido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no livro `Comunicação para a Ciência, Ciência para a Comunicação`, que será lançado durante o 14° Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC), que ocorre no período de 9 a 11 de outubro em Florianópolis (SC).

`A idéia foi integrar os principais pesquisadores da área numa publicação com enfoque em comunicação e jornalismo para ciência`, explica Jorge Duarte da assessoria de comunicação da Embrapa, professor do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e editor técnico da publicação.

`Trata-se de uma obra realizada a partir do espírito de generosidade técnica e acadêmica, que resultou na contribuição de renomados e jovens pesquisadores de quase todas as regiões do país`, ressalta Clayton Campanhola, diretor-presidente da estatal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os quatro primeiros capítulos tratam especificamente de assuntos relacionados à comunicação da ciência, em áreas como a Comunicação Rural, Ecologia e Ética.

Destaque para o texto da pesquisadora Graça Targino, da Universidade Federal do Piauí. A partir da conceituação do sociólogo Robert Merton, ela desvenda o atual estágio do uso de critérios como universalidade, compartilhamento, desapego material e ceticismo sistemático da comunidade científica da Embrapa Meio-Norte.

Ao contrário do que apontaria o senso comum, a pesquisa revela, por exemplo, que, para os cientistas, a localização geográfica dos centros de pesquisa é irrelevante para assegurar o mérito das instituições, em confronto a idéia das chamadas `ilhas de excelência`.

A coletânea reúne nomes famosos das ciências da comunicação brasileira, como José Marques de Melo (USP/Unicamp), Graça Caldas (PUC) e Wilson Bueno (Umesp/Comtexto), mas abre espaço para novas conceituações teóricas propostas por pesquisadores como Isaltina Gomes (UFPE), Graça Monteiro (Embrapa) e Antônio Teixeira de Barros (UniCEUB).

O livro, que teve seu pré-lançamento realizado durante o congresso da Intercom, semana passada em Belo Horizonte (MG), pode ser adquirido diretamente pelo setor de publicações da Embrapa pelo telefone (61) 448.4236 ou por e-mail.

Fonte: Embrapa

  
  

Publicado por em