Embrapa lança publicação sobre cogumelos comestíveis e medicinais

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 40 unidades de pesquisa da Embrapa, localizada em Brasília (DF), lança os anais do Primeiro Simpósio Internacional sobre Cogumelos na Alimentação, Saúde, Tecnologia e Meio Ambiente no Brasil (I SICOG),

  
  

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 40 unidades de pesquisa da Embrapa, localizada em Brasília (DF), lança os anais do Primeiro Simpósio Internacional sobre Cogumelos na Alimentação, Saúde, Tecnologia e Meio Ambiente no Brasil (I SICOG), realizado no período de 5 a 8 de dezembro de 2002, que contou com a participação de cerca de 250 pessoas entre produtores, médicos, pesquisadores e estudantes.

O Simpósio reuniu, pela primeira vez na América Latina, especialistas de sete países - Brasil, China, Vietnam, Austrália, Canadá, Argentina e Japão, para discutir os benefícios dos cogumelos nessas quatro áreas.

A publicação contém todas as palestras apresentadas durante o evento e os resumos dos trabalhos publicados. Entre os temas das palestras que compõem os anais, destacam-se: `cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais: situação atual e perspectivas para o Brasil` (palestra apresentada pelo professor da UNESP - Universidade Estadual de São Paulo, Augusto Ferreira da Eira); `aspectos econômicos do cultivo comercial de cogumelos` (proferida pelo professor da Universidade de Guelph, no Canadá, Danny Lee Rinker); e `casos clínicos de pacientes que usam cogumelos medicinais` (ministrada pela médica Dra. Ilma da Cunha Barros); além de inúmeros outros.

Segundo a pesquisadora líder da equipe de cogumelos comestíveis e medicinais da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Arailde Urben, o Simpósio foi muito positivo pois possibilitou um intercâmbio científico e cultural de grande relevância para o Brasil, já que permitiu aos produtores conhecerem as técnicas de cultivo e de produção desenvolvidas em outros países.

Além de serem alimentos de alto valor nutritivo, com quantidade de proteínas quase equivalente a da carne e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos e com baixo teor de gordura, os cogumelos estimulam o sistema imunológico e têm se mostrado importantes aliados no tratamento complementar de doenças que afligem a população mundial, como o câncer, lupus, hepatite, HPV (Vírus do Papiloma Humano) e AIDS, entre outras.

Quem quiser saber mais sobre os cogumelos e os seus benefícios para a alimentação e a saúde, além de informações referentes a cultivo e mercado no Brasil e no mundo, pode adquirir a publicação por email.

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

  
  

Publicado por em

José Viriato Santana

José Viriato Santana

16/11/2008 23:09:24
Fonte: "Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia"
este tipo de pode vir com link de redirecinamento para
nova pesquisa! Obrigado.

Henrique Melo

Henrique Melo

07/11/2008 18:38:12
Desejo estudar a produção de Cogumelos. Escolhi, como sempre, consultar a Embrapa, instituição que considero uma das grandes responsáveis pela evolução econômica brasileira.