Embrapa lançou em Cruz das Almas-BA a laranja `Pineapple`

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), Unidade da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizou, no dia 19 de dezembro de 2002, em Cruz das Almas (BA), o

  
  


A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), Unidade da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizou, no dia 19 de dezembro de 2002, em Cruz das Almas (BA), o lançamento da laranja Pineapple, uma variedade altamente produtiva, comparada à laranja `Pêra` e extensivamente utilizada na Flórida (Estados Unidos), de onde é originária.

O pesquisador Orlando Sampaio Passos foi quem trouxe as sementes da Pineapple para a Embrapa, na década de 70. Os outros responsáveis pela pesquisa são Almir Pinto da Cunha Sobrinho e Walter dos Santos Soares Filho. Daí, foram obtidos clones, avaliados e indexados em relação a doenças, sendo selecionados aqueles de melhor comportamento em relação à produtividade, qualidade dos frutos e sanidade.

As matrizes estão em um dos três telados da Embrapa Mandioca e Fruticultura, juntamente com outras 29 cultivares e clones de citros.A `Pineapple` é uma laranja de boa qualidade, que pode se tornar uma nova opção para a citricultura, caracterizando-se como uma fruta que atende ao abastecimento do mercado interno e principalmente ao processamento de suco no primeiro semestre do ano (época mais carente de frutos para tal finalidade).

`Avaliada há cinco anos em pomares particulares da região de Rio Real (BA), a variedade já foi testada industrialmente, mostrandoexcelente qualidade, com exceção da quantidade de sementes, que é superior às outras`, explica Orlando Passos.

Características e recomendações :

Com porte alto (cerca de 3,6 metros), copa cilíndrica e forma lembrando o fruto do abacaxi (daí o nome da cultivar), a `Pineapple` tem maturação precoce, com colheita de março a junho, e alta produtividade (em torno de 40 toneladas por hectare ou cerca de 100 quilos por planta, o que corresponde ao dobro da média anual).

A planta começa a produzir a partir de três anos e o tamanho médio do fruto é em torno de 240 gramas.A laranja Pineapple pode ser cultivada em qualquer região do País, evitando-se aquelas muito chuvosas ou sujeitas a geadas.

Ela tem preferência por solos areno-argilosos, profundos e planos e deve ser plantada com espaçamento de 7m x 4m, o que equivale a 400 plantas por hectare.Citricultura brasileira - Mais de 90% da produção brasileira está no grupo de laranja doce.

A Pêra é predominante e chega a ser quase exclusiva nos Estados da Bahia, Sergipe, Paraná e Minas Gerais. Preocupada com a monocitricultura, a Embrapa vem avaliando outras variedades de laranja, tangerina, lima, limão e pomelo. A recomendação da `Pineapple` é parte do projeto de diversificação da Empresa, estando previstas novas liberações em 2003.

Fonte: Embrapa

  
  

Publicado por em

Julio ribeiro de novaes

Julio ribeiro de novaes

19/01/2012 11:05:39
Sou Tesoureiro da Associação Comunitaria de minha comunidade. Gostaria de saber se vocês fornecem mudas frutíferas para Associações e como devo fazer para comseguí-las? Desde já agadeço e tenham um bom dia!

Heleno Mendes

Heleno Mendes

14/12/2009 16:39:11
É de suma importância o desenvolvimento de novas variedades,e por isso, gostaria de adquirir algumas mudas, não pra mim, mais para o plantio no campus da FACIAGRA- Araripina

Antino mendres

Antino mendres

14/08/2009 18:07:07
Tenho um grande plantio de laranjas e estao cheio do lodo preto que dá nas folhas e fruto. Como posso combatê-los?

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Antino, Para obter esta informação sugerimos que entre em contato com a Embrapa - www.embrapa.br Agradecemos o contato Equipe EcoViagem
Maria do Carmo M. Macedonia

Maria do Carmo M. Macedonia

12/08/2009 20:19:26
Srs, gostaria imensamente de ter no meu pomar alguns exemplares da laranja pineapple. O que tenho que fazer para conseguir algumas mudas? Por favor, não deixem de responder esse e-mail. De antemão, agradeço qualquer notícia. Sds. Maria do Carmo

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Maria do Carmo, Para obter essa informação sugiro que entre em contato com a Embrapa (www.embrapa.br). Agradecemos o contato Equipe EcoViagem
Selvino Renato Barossi

Selvino Renato Barossi

29/12/2008 23:46:44
Desde já agradeço, a Embrapa, por varias oportunidades nós tras,com vosso colhecimento, a nós ter melhores conhecimento, e sendo assim quanto, mais Variedades novas, melhor ser para na area de consultoria,Téc.,para o produtores, quem tem a ganhar somos nós todos.

Vanilda rabelo alves

Vanilda rabelo alves

25/10/2008 15:49:18
como comprar mudas de manga atomison?

Daniel

Daniel

25/10/2008 13:15:58
Eu achei muita importante o desenvolvimento dessa nova opação de laranja, e assim gostaria de saber como proceder para adquirir as mudas, pois estou enteresado em plantar cerca de um hectare para iniciar, pois ja sou um pequeno produtor de maracuja e queria começar uma nova plantação, só que de laranja, pois a minha região me proporciona o seu cultivo.