Embrapa Pantanal inova com `Papo com Ciência`.

A partir de agora, os moradores de Corumbá-MS contam com uma nova opção de lazer noturna. A Embrapa Pantanal, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), começará a realizar, mensalmente, sempre na primeira quarta-feira do mês, um en

  
  

A partir de agora, os moradores de Corumbá-MS contam com uma nova opção de lazer noturna. A Embrapa Pantanal, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), começará a realizar, mensalmente, sempre na primeira quarta-feira do mês, um encontro informal entre pesquisadores e comunidade, intitulado `Papo com Ciência.`

A primeira edição aconteceu na quarta-feira, dia 6 de agosto, às 20 horas, no Baís do Chopp, localizado na rua Manoel Cassava, nº 275, no Porto Geral.

O encontro é aberto a todas as pessoas interessadas em conhecer detalhes do ecossistema pantaneiro e contará com a presença do pesquisador Walfrido Moraes Tomás, que irá proferir palestra sobre aves do Pantanal. Walfrido abordará os aspectos relacionados a distribuição geográfica, variedades e curiosidades das espécies.

“O Papo com Ciência é um evento diferente, que inova a comunicação entre pesquisadores e comunidade de forma geral. Acredito que esse seja um caminho alternativo, que certamente auxiliará na divulgação da ciência junto a sociedade”, explica o pesquisador.

O evento tem como objetivo estabelecer um novo canal de comunicação entre os pesquisadores e técnicos da Embrapa Pantanal, apresentando curiosidades, informações e resultados das pesquisas desenvolvidas, através de palestras e espaço para debates.

Na ocasião, os participantes também irão assistir manifestações culturais e artísticas, envolvendo música, teatro, poesias e outras apresentações lúdicas. No primeiro encontro haverá apresentação do grupo circense Companhia da Lona.

“O Papo com Ciência é um encontro que permite a divulgação dos diferenciais do Pantanal e das pesquisas que a Embrapa e demais instituições de ciência desenvolvem na região, em um ambiente descontraído e divertido, aproximando assim a ciência as nossas atividades do dia-a-dia. Esse ano, a programação terá como enfoque, aspectos da fauna e do turismo.

Depois, pretendemos abordar questões relacionadas a pecuária, pastagens, flora e outros assuntos que despertem interesse do público local. Esperamos que esses encontros oportunizem trocas de experiências e proporcionem acesso a ciência a um amplo
número de pessoas”, explica o pesquisador José Robson Sereno.

Cronograma:

O segundo encontro do Papo com Ciência, acontecerá no dia 3 de setembro, no Baís do Chopp, às 20 horas.A palestra será proferida pelo pesquisador Ubiratan Piovezan e terá como tema a importância da fauna silvestre como recurso cênico para o setor turístico.

O terceiro encontro acontecerá no dia 8 de outubro, no mesmo local e horário, e será conduzido pelo pesquisador Guilherme Mourão, que vai falar sobre a história natural de lontras e ariranhas.

O quarto encontro do Papo com Ciência será no dia 5 de novembro, com a palestra proferida pelo pesquisador Walfrido Moraes Tomas e terá como título “Os pequenos e grandes herbívoros do Pantanal e um rabo de olho na África”.

O quinto encontro, que encerrará o primeiro ciclo de edições do Papo com Ciência programados para 2003, acontecerá no dia 3 de dezembro. A palestra será
ministrada pela jornalista Christiane Congro, que enfocará aspectos relacionados ao marketing como estratégia para o desenvolvimento turístico de observação de fauna.

Fonte: AssCom. Social Embrapa Pantanal

  
  

Publicado por em