Encontro internacional mostra resultados inéditos sobre agricultura orgânica

Os resultados de pesquisas obtidos com a produção de agricultura orgânica é um dos trabalhos que serão apresentados no XII Encontro Internacional da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas (IHSS- sigla em inglês), programado para o período de 2

  
  

Os resultados de pesquisas obtidos com a produção de agricultura orgânica é um dos trabalhos que serão apresentados no XII Encontro Internacional da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas (IHSS- sigla em inglês), programado para o período de 25 a 30 de julho de 2004, no Hotel Colina Verde, em São Pedro, localizado a 190 Km de São Paulo.

O pesquisador israelense Yona Chen, da Universidade Hebraica de Jerusalém, um dos maiores especialistas do mundo no estudo de matéria orgânica, apresentará no dia 27, às 8h40, resultados inéditos sobre os mecanismos mais prováveis para a obtenção dos efeitos benéficos da adubação orgânica sobre as plantas.

A agricultura orgânica tem despertado grande interesse graças a demanda do mercado e consumidores por alimentos de melhor qualidade, especialmente isentos de possíveis resíduos químicos. Contudo, é consenso a necessidade de bases científicas para se explicar os inúmeros resultados empíricos obtidos, bem como para avançar de forma consistente na questão.

O encontro, cujo tema é `Substâncias húmicas e os ambientes solo e água`, será realizado em dez simpósios e vai reunir os maiores especialistas do mundo para discutir, além da agricultura orgânica, temas relacionados ao seqüestro de carbono no solo, reciclagem de resíduos urbanos, matéria orgânica dissolvida e qualidade de água, aspectos estruturais e caracterização das substâncias húmicas, entre outros temas.

A previsão é de que 400 especialistas participem do evento,que está sendo organizado pelo Grupo Brasileiro da IHSS, cujo coordenador é o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Ladislau Martin Neto, em cooperação com a USP, UFSCar e UNESP.

O pesquisador tem participado intensamente da luta pela consolidação da área de estudos sobre substâncias húmicas e matéria orgânica dos solos, tema bastante relevante para o mundo, em especial para as regiões tropicais, em função não apenas dos aspectos relativos à fertilidade e conservação do solo, mas também por estar associado à emissão de gás carbônico do planeta, ao efeito estufa e às conseqüências climáticas globais.

Esta é a primeira vez que a América Latina vai sediar o encontro, uma oportunidade ímpar de intercâmbio de informações acadêmicas e técnico-científicas entre os diversos participantes e também a divulgação de pesquisas, instituições, firmas, serviços e produtos, incluindo uma exposição de stands durante a realização do congresso.

Temas dos simpósios:

- Matéria Orgânica e Mudança Climática;
- Matéria Orgânica em Sistemas Aquáticos;
- Funções Ecológicas das Substâncias Húmicas;
- Agricultura Orgânica e efeitos no crescimento de plantas;
- Aspectos estruturais e caracterização de substâncias húmicas;
- Tratamento e remediação de solos: o Papel das subtâncias húmicas;
- Aplicações de produtos húmicos: comércio, compostagem, agricultura, controle Controles
de poluição e ambiental; aspectos medicinais, sensores e outros;
- Xenobióticos e interações com com Substâncias Húmicas;
- Matéria orgânica e propriedades de solos tropicais;
- Tratamento de água e Matéria Orgânica Natural.

Fonte: Embrapa Instrumentação Agropecuária

  
  

Publicado por em