Ano Internacional da Astronomia, comemorado em 2009, promoverá atividades para estudantes do ensino Fundamental e Médio, além da capacitação de professores.

Comemorará os quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei.

  
  

Um projeto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi um dos selecionados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para integrar as atividades referentes ao Ano Internacional da Astronomia, comemorado em 2009.

Coordenada por Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, professor do Departamento de Física da Universidade, e por Gustavo Rojas, Físico da Pró-Reitoria de Graduação, o projeto receberá aproximadamente R$ 50 mil para ampliar o acesso aos conhecimentos de Astronomia entre estudantes do ensino Fundamental e Médio, além da capacitação de professores.

Adilson explica que os recursos serão investidos para formação de professores e projetos que organizam atividades relacionadas à Astronomia nas escolas de São Carlos.

"O projeto tem duração de dois anos, mas uma das recomendações do CNPq é a criação de projetos que se extendessem além do Ano Internacional da Astronomia", salienta Adilson.

Entre as atividades, o professor explica que também estão previstas palestras e eventos que levam os conhecimentos de Astronomia para as escolas e um projeto que permite aos estudantes acessar um telescópio a distância, pela Internet.

Projeto semenlhante já é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, que já organizou sessões de observação do espaço em tempo real sem que o observador desloque-se até o local onde está instalado um telescópio.

O Ano Internacional da Astronomia 2009 comemorará os quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei.

Os projetos contempados pelo CNPq devem estimular a criação de canais de comunicação, programas de divulgação e de educação a longo prazo e engajamento de jovens na carreira científica.

Com valor total de R$ 2 milhões, o edital teve também como objetivo realizar atividades em todo o País referentes ao Ano Internacional da Astronomia, comemorado em 2009. Foram aprovados 75 projetos, de um total de 143 submetidos.

Fonte: Enzo Alexandre Kuratomi/UFSCar

  
  

Publicado por em

Isabela

Isabela

12/05/2009 18:31:01
acho muito interessante sou estudante e vou participar.