Artistas plásticos transformam lixo em arte e design na Mostra Fecomercio de Sustentabilidade

A exposição tem por objetivo, a partir de apresentação de práticas de baixo custo, informar, conscientizar e estimular a sociedade a se comprometer com a responsabilidade sócio-ambiental.

  
  

Como parte das comemorações de seus 70 anos, a Federação do Comércio do Estado de São Paulo – Fecomercio (R. Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista) promoverá, nos dias 4 e 5 de setembro, a Mostra Fecomercio de Sustentabilidade. A entrada é franca.

Realizada em parceria com os Institutos Ethos e Brasil Ambiental, a exposição reunirá artistas, empresas, organizações e entidades que apresentarão seus produtos e projetos em torno do tema “sustentabilidade”, visando a ampliação desta forma de pensar e o estímulo ao desenvolvimento.

A mostra será dividida em dois setores: o primeiro apresentará produtos que resultam da indústria de reciclagem, como obras arte, móveis, design e moda, um trabalho realizado por diversas cooperativas de reciclagem de lixo de São Paulo, com participação de artistas plásticos. Entre os artistas e cooperativas convidados estão Cláudia Araujo, Naná Ayné, Maria do Rosário, Instituto Papel Solidário, Empresa de Lona, Consuelo, Oficina Boracea, Empresa Metropolitan, Móveis de Mato Grosso e Amapá, Rosely Ferraiol e Carlos Gomes.

Ao apresentar suas obras produzidas com materiais que poderiam ter seguido diretamente para o lixo, não fosse sua criatividade, estes artistas pretendem estimular a reflexão no público sobre a importância de valorizar as práticas de reciclagem e contribuir para que elas aconteçam.

A segunda parte exibirá as tecnologias sustentáveis, com a participação de empresas e seus cases: Programa Caixa de Diversidade; Projeto Juruti Sustentável; - Viveiros de Mudas da Mata Atlântica, Melhorar – Projeto de Rideshare (Carpool), Brastemp Independente, Eletrodomésticos para Consumidores Portadores de Deficiências, Compressor de Capacidade Variável, Sistema Modular Ecotelhado, Torre Sustentável para Habitações de Baixa Renda no Brasil, Aquecedor Solar de Água de Baixo Custo, Cool Blue – Reciclagem de Carpete, Captação de Água da Chuva, Metodologia Base do Programa Gestão da Água nas Organizações, Projeto Plasma, Quartz Revestimentos Ecológicos.

As tecnologias apresentadas foram desenvolvidas por ONGs, centros de tecnologia, institutos de pesquisa, universidades, empreendedores sociais e empresas e serão apresentadas de forma a identificar as situações em que podem ser aplicadas, suas vantagens e desvantagens econômicas, sociais e ambientais, como podem ser adequadamente utilizadas e as implicações para o usuário e para o ambiente no qual são utilizadas, permitindo a compreensão de seus impactos ambiental, social e econômico e as mudanças culturais decorrentes de sua implementação.

A exposição faz parte da Campanha Fecomercio Sustentável, que tem por objetivo, a partir de apresentação de práticas de baixo custo, informar, conscientizar e estimular a sociedade (empresários, profissionais, educadores, políticos, sociedade civil, cientistas e jornalistas) a se comprometer com a responsabilidade sócio-ambiental.

A Mostra Fecomercio de Sustentabilidade permanecerá aberta ao público nos dias 4 e 5 de setembro, nos seguintes horários: dia 4, das 12h às 19h; dia 5, das 10h às 19h. O endereço é Rua Dr. Plínio Barreto, 285, na Bela Vista. A entrada é franca. Haverá monitores no local.

Agendamentos para grupos e escolas podem ser feitos pelo e-mail imello@fecomercio.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3262-4908.

Seminário:

Nos dias 4 e 5 de setembro também será realizado o seminário “Comércio Varejista e Sustentabilidade”. O evento visa envolver empresários, educadores, a classe científica, políticos e a sociedade civil em uma campanha de conscientização e na prática de ações ambientais de baixo custo e de alto impacto, que possam ser incorporadas ao cotidiano das empresas.

Voltado para micro, pequenas, médias e grandes empresas do setor de comércio e serviços, acadêmicos, políticos, imprensa e sociedade em geral, o seminário é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail fmiranda@fecomercio.com.br ou pelo portal www.fecomercio.com.br.

Durante o encontro personalidades de renome na área ambiental, como o Prof. Mario Monzoni (FGV) e Alcir Vilela (programa de gestão ambiental do SENAC), abordarão temas como práticas sustentáveis no varejo, consumo consciente, crédito de carbono, entre outros.

Serviço:

O quê: Mostra Fecomercio de Sustentabilidade

Quando: dias 4 e 5 de setembro – dia 4, das 12h às 19h; dia 5, das 10h às 19h

Onde: Fecomercio – R. Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista

Quanto: entrada franca

Fonte : Ana Paula Vieira Rogers

  
  

Publicado por em

LIA SARTORI

LIA SARTORI

11/04/2009 21:02:47
Gostaria de comentar que também faço arte ambiental, sou aqui do RS, de Santa Maria e preciso de uma oportunidade do Fecomercio para mostrar a minha arte.
Meu contato: sartorilia@terra.com.br

LIA SARTORI