Belo Horizonte apresenta seus preparativos para receber um balanço das ações em sustentabilidade

O Congresso será uma instância preparatória dos governos locais para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável Rio+20 e tem o objetivo de debater o progresso obtido nos últimos 20 anos

  
  

A cidade de Belo Horizonte realizará, na próxima quarta-feira (08/02), o workshop de apresentação do Congresso Mundial ICLEI 2012, o qual receberá entre os dias 14 e 18 de junho de 2012.

O Congresso será uma instância preparatória dos governos locais para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável Rio+20 e tem o objetivo de debater o progresso obtido nos últimos 20 anos - pós Rio 92, entre as cidades, e avaliar o que precisa ser melhorado na busca contínua por cidades mais sustentáveis e ações para o futuro.

O evento está sendo organizado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte em conjunto com o ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade, associação internacional de governos locais comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Ele contará com mais de 600 participantes, entre prefeitos, vereadores, gestores públicos locais, e autoridades nacionais e internacionais, além de pesquisadores, ONGs, setor privado, etc. Mais informações podem ser obtidas através do site www.iclei.org/worldcongress2012.

O evento da próxima quarta-feira contará com a presença dos secretários municipais de Meio Ambiente, de Desenvolvimento e Adjunto de Relações Internacionais, de Belo Horizonte. Além disso, Florence Laloe, Secretária Executiva Regional Interina do ICLEI para América do Sul, fará um painel sobre governos locais e a Rio+20, discutindo suas perspectivas sobre as ações de cidades brasileiras, como a capital mineira e São Paulo, pela sustentabilidade nos 20 anos após a Rio92. Belo Horizonte tem se destacado em ações em prol da melhoria da qualidade de vida de sua população, e trabalha continuamente para identificar soluções inovadoras adequadas a sua realidade.

Como um dos membros mais antigos da rede ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade, desde 1993 a cidade tem participado de atividades e projetos da organização em áreas como: energias renováveis e eficiência energética, construções sustentáveis, mudanças climáticas, entre outros. Mais informações sobre este evento podem ser obtidas com a Secretaria Executiva de Belo Horizonte para o Congresso Mundial ICLEI: (31) 32460033.

Sobre o ICLEI
O ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade, fundado originalmente como ICLEI - Internacional Council for Local Environmental Initiatives (Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais) desenvolve e gerencia diversas campanhas e programas que abordam questões de sustentabilidade e protegem bens comuns globais (como a qualidade do ar, clima e água), fazendo a ligação entre a ação local e as metas e objetivos de acordos internacionais.

No papel de agência ambiental e de desenvolvimento sustentável internacional para governos locais, o ICLEI oferece informações e treinamento, além de organizar conferências com o objetivo de promover o intercâmbio entre cidades e constituir redes, também executa pesquisas e projetos-piloto, além de prestar serviços técnicos e consultoria.

Fonte: Lead Comunicação

  
  

Publicado por em