Combate à pobreza, tema da Rio+20, será discutido em Campinas

Segundo as Nações Unidas, a América Latina ainda é a região com maior desigualdade no mundo

  
  

O combate à pobreza, um dos temas centrais da Conferência Rio+20, estará em discussão, nos dias 29 de fevereiro e 1º de março de 2012, na cidade de Campinas (SP), durante o IV Fórum Internacional da RedEAmérica.

O evento terá como foco específico a atuação do investimento social privado em medidas e políticas para reduzir a pobreza na América Latina.

A reunião em Campinas marcará os dez anos de atuação da RedEAmérica, uma aliança de fundações e institutos empresariais com 70 membros em 11 países do continente.

No dia 2 de março será realizada a Assembleia Anual da RedEAmérica, que tem, entre outros parceiros estratégicos, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Fundação Interamericana (IAF).

O IV Fórum Internacional em Campinas tem como pano de fundo a queda substancial do número de pobres na América Latina. Entretanto, segundo as Nações Unidas, a América Latina ainda é a região com maior desigualdade no mundo.

Em 2011, 174 milhões ainda estavam na condição de pobreza no continente. Neste cenário, o IV Fórum Internacional e a Assembleia representarão uma oportunidade potencializada pelo fato de os eventos serem realizados no Brasil, país que mais contribuiu em termos absolutos para a redução do contingente da pobreza na América Latina nos últimos 20 anos.

O Fórum, de modo especial, terá nesse sentido o papel de promover o conhecimento de experiências significativas que vêm sendo realizadas na região, além de motivar o setor privado a encontrar respostas e participar da busca de soluções verdadeiras para romper as armadilhas e o ciclo da pobreza e da desigualdade.

Serão debatidas várias questões. Entre elas, a reflexão sobre como o enfoque do Desenvolvimento de Base pode ser incorporado à nova geração de políticas públicas contra a pobreza, como um caminho para que não ocorram retrocessos nas conquistas alcançadas.

Será igualmente discutido o papel do investimento social privado na nova geração de políticas públicas, como complemento da ação governamental.

Quais são as oportunidades e os desafios para a atuação do investimento social privado na superação sustentada da pobreza na América Latina? Esta será uma das indagações presentes no IV Fórum Internacional, que terá a participação de especialistas e representantes das fundações e institutos que integram a RedEAmérica.

O encontro acontecerá no Royal Palm Plaza Resort Campinas. As inscrições para o Fórum já estão abertas para associados da RedEAmérica e demais interessados.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: José Pedro S.Martins

  
  

Publicado por em