Congresso mundial sobre resíduos sólidos será realizado no Brasil

É considerado o principal evento em âmbito global para discutir as práticas, desafios e tendências para a gestão de resíduos

  
  

A cidade de São Paulo vai sediar o congresso da International Solid Waste Association (ISWA) de 2014.

A ISWA é a principal associação internacional, não governamental e sem fins lucrativos, que atua exclusivo pelo interesse público de promover e desenvolver o setor de resíduos sólidos ao redor do mundo para uma sociedade sustentável.

No Brasil, a associação é representada pela ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.

“O Congresso da ISWA é o principal evento em âmbito global para discutir as práticas, desafios e tendências para a gestão de resíduos e será realizado pela primeira vez no Brasil em um momento bastante oportuno, já que o prazo determinado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos para o encerramento da destinação inadequada de resíduos se encerra em agosto de 2014”, afirma Carlos Silva Filho, diretor executivo da Abrelpe.

O Congresso de 2013 que terminou ontem em Viena, Áustria, concluiu pela necessidade de um "Plano Marshall" para obter recursos e resolver os problemas na gestão de resíduos em âmbito global. As ações já foram iniciadas para desenvolver esse plano e apresentar no Congresso do Brasil em 2014.

Sobre a ABRELPE :

Criada em 1976, a ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais é uma associação civil sem fins lucrativos, que congrega e representa as empresas que atuam nos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Sua atuação está pautada dentro dos princípios da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável e seu objetivo principal é promover o desenvolvimento técnico-operacional do setor de resíduos sólidos no Brasil.

A entidade participou ativamente no Congresso Nacional para a aprovação e a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e foi a pioneira na implantação de um programa de Logística Reversa de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) em um município.

Comprometida para o equacionamento das demandas decorrentes da gestão de resíduos, a ABRELPE desenvolve parcerias com poder público, iniciativa privada e instituições acadêmicas e, por meio de campanhas, eventos e premiações, busca conscientizar a sociedade para a correta gestão dos resíduos.

No contexto internacional, a ABRELPE é a representante no Brasil da ISWA - International Solid Waste Association e sede da Secretaria Regional para a América do Sul da IPLA (Parceria Internacional para desenvolvimento dos serviços de gestão de resíduos junto a autoridades locais), um programa reconhecido e mantido pela ONU através da UNCRD.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Margarete Storto

  
  

Publicado por em