EcoTech 2010 debate em São Paulo os desafios impostos pela Sustentabilidade

O Fórum pretende analisar esta questão sob o ponto de vista da melhoria da eficiência energética das edificações

  
  

O tema principal do EcoTech 2010, “Desafios e Tendências para uma Arquitetura Sustentável: Materiais e Energia”, propõe aos profissionais dos segmentos de Arquitetura, Engenharia e Design uma profunda reflexão a respeito da Sustentabilidade.

O Fórum pretende analisar esta questão sob o ponto de vista da melhoria da eficiência energética das edificações, bem como a utilização dos materiais e seus impactos sobre o meio ambiente, abordando aspectos como procedência, conteúdo reciclado, desmontabilidade, energia embutida, entre outros.

O Fórum EcoTech 2010, maior evento do Brasil nas áreas de Arquitetura e Construção Sustentável, irá acontecer em São Paulo, nos dias 2 e 3 de dezembro.

Organizado pela Academia de Engenharia e Arquitetura (AEA) e pela Arqpress, será realizado no NOVOTEL Jaraguá SP Conventions, região central da capital paulista.

A Direção Técnica do EcoTech 2010 e a elaboração da programação está sob a responsabilidade de Daniela Corcuera, arquiteta e Mestre em Arquitetura Sustentável pela FAU-USP. Possui o título LEED Accredited Professional pelo United States Green Building Council (USGBC), sendo formada pela Fundação Vanzolini para auditoria AQUA, ambos sistemas de certificação de empreendimentos sustentáveis. Também integra o CBCS (Comitê Brasileiro de Construção Sustentável) e a ANAB Brasil (Associação Nacional de Arquitetura Bioecológica).

Daniela afirma que o grande catalisador do Fórum é a crescente demanda por conhecimento a respeito da Sustentabilidade que os profissionais que atuam na área de Arquitetura buscam atualmente. Segundo ela, a questão da eficiência energética é um tema obrigatório nos dias de hoje, pois cerca de 75% do custo das edificações está diretamente relacionado à sua operação. Ela alerta, ainda, que os aspectos referentes aos materiais utilizados também ganham cada vez mais importância.

“A Análise do Ciclo de Vida (ACV), entendida desde a extração da matéria-prima, passando pela fabricação dos materiais utilizados nas construções, até seu descarte e reciclagem, torna o estudo dos materiais um elemento vital na busca de novas alternativas sustentáveis em Arquitetura e Construção”, garante.

A arquiteta entende que o intercâmbio de ideias, informações e experiências, principalmente entre profissionais e especialistas que atuam em diferentes países e que utilizam materiais diversos em seus projetos, é um dos principais caminhos para a expansão do conhecimento e, consequentemente, o desenvolvimento de novas maneiras de encarar os desafios impostos pela Sustentabilidade.

“Daí a importância de um evento como o EcoTech 2010, que possibilita que inúmeras vivências sejam compartilhadas entre os participantes”, avalia.

Arquitetura e a Onda Verde:

Entre os palestrantes do Fórum EcoTech 2010 está o arquiteto e urbanista Fabiano Sobreira, Diretor Cultural do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Sua formação acadêmica inclui Doutorado em Desenvolvimento Urbano pela University College de Londres (MDU-UFPE), na Inglaterra, e Pós-Doutorado pela École d’architecture pela Université de Montreal, no Canadá. A palestra de Fabiano Sobreira está agendada para o dia 2 de dezembro, às 15h30.

Sustentabilidade nas Edificações:

O arquiteto Newton Massafumi abordará o tema acima, foco principal do trabalho que desenvolve na Gesto Ambiental, escritório de Arquitetura do qual é sócio há dez anos.

Formado em 1977 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), seus projetos de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo incluem residências, equipamentos públicos e comunitários, complexos de lazer, cultura, educação e turismo, planos diretores, projetos de recuperação e renovação urbana, e agregam as vertentes ambientais de proteção, restauração e preservação. A palestra de Newton Massafumi irá ocorrer no dia 2 de dezembro, às 10h30.

Evento Globalizado:

Pela dimensão e profundidade dos temas a serem abordados, o EcoTech 2010 terá a participação de grandes expoentes da arquitetura internacional, como Blaine Brownell (da empresa Transmaterial, dos Estados Unidos), Bill Dunster (da BedZed, Inglaterra) e Marc Holle (da EM2N, da Suíça), além de importantes nomes do cenário brasileiro, como Marcelo Morettin (Andrade Morettin), José Armênio de Brito Cruz (Piratininga), Cláudio Conz (Anamaco), Ricardo Baitelo (Greenpeace), Solange Nogueira Puente Santos (Eletrobrás) e Cecília Mueller (Escritório Arq Eficiente).

Fonte: Laura Oliveira

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em