Encontro discutirá biodiversidade, pesca e os desafios enfrentados pelos serviços ambientais na atualidade.

Além das exposições e debates serão também formuladas propostas relativas ao tema para encaminhamentos aos governos locais, estaduais e federal.

  
  

Os serviços ambientais são fundamentais para a vida do planeta: água, ar limpo, produção de alimentos, fibras e energia estão entre as necessidades fundamentais para a sobrevivência dos seres vivos. O risco do desaparecimento gradual desses serviços ambientais, as consequências dessa devastação e as possíveis soluções para reverter esse quadro estão entre os assuntos a serem abordados em Recife, no próximo dia 17 de julho, no evento Biodiversidade e Pesca: Serviços Ambientais Ameaçados?

A Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AEM), inventário científico liderado pela ONU, do participaram 1.360 especialistas de 95 países, constatou que dos 24 serviços ambientais considerados essenciais para a nossa vida, 15 estão desaparecendo ou perdendo gradativamente a função.

Como conseqüência desse cenário, a atividade pesqueira no modelo atual se inviabiliza em 2040. Entre os exemplos dessa degradação estão os peixes tambaqui e pirarucu, ambos em processo de extinção no Brasil.

O 3º encontro do Sustentável 2008 objetiva apresentar diagnósticos e discutir os papéis reservados aos diferentes setores de nossa sociedade face ao atual estado de degradação dos serviços ambientais mundiais e brasileiros e, especialmente, àqueles que se referem à pesca.

O evento visa ser um espaço de reflexão e de busca de soluções para a preservação e mitigação dos efeitos do desaparecimento em serviços ambientais fundamentais.

O encontro terá painéis expositivos tratando de temas como perspectivas nacionais e internacionais acerca dos serviços ambientais; conservação e alternativas face ao processo de degradação; uso racional dos recursos pesqueiros, entre outros.

Além das exposições e debates serão também formuladas propostas relativas ao tema para encaminhamentos aos governos locais, estaduais e federal, além de outros atores chaves da sociedade.

A Abertura do encontro fica por conta do presidente executivo do CEBDS, Fernando Almeida e já estão confirmados como palestrantes o convidado internacional John Finisdore, do World Resources Institute (WRI); José Dias, do IBAMA; Mauro Rufino, da Secretaria Especial de Agricultura e Pesca (SEAP) do Governo Federal; Ana Paula Prates, do Ministério do Meio Ambiente; Clemente Coelho, da Universidade de Pernambuco; Alexandrina Sobreira de Moura, da Fundação Joaquim Nabuco; Alberto Campos, da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) e Beatriz Bulhões, diretora do CEBDS .

O encontro de Recife, que tem inscrições gratuitas pelo site, faz parte do ciclo de encontros Sustentável 2008, uma série eventos temáticos promovidos pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). O primeiro encontro do Ciclo Sustentável foi realizado no Rio de Janeiro (RJ) em março e teve como tema “Lucro X Sustentabilidade”.

No segundo encontro, em Brasília, a discussão abordou “Governança e Sustentabilidade. O quarto encontro discutirá, em Vitória (ES), dia 13 de agosto, o “Papel da Comunicação na Sustentabilidade”, e por fim, o quinto, que será em Belém (PA) no dia 10 de setembro, discutirá a “Mudança do Clima, Desmatamento e Agronegócio”.

De acordo com o presidente-executivo do CEBDS, Fernando Almeida, o ciclo Sustentável 2008 visa levar a discussão sobre sustentabilidade a outras cidades do país, deixando a velha prática de manter os debates apenas restritos ao eixo Rio-São Paulo, e quebrar o caráter elitista que ainda prevalece em torno do assunto.

Serviço:

- 3° Encontro – Sustentável 2008

- Biodiversidade e Pesca: Serviços Ambientais Ameaçados?

- Data: 17 de julho de 2008

- Horário: 09h00 as 16h30

- Local: Sala Calouste Gulbenkian - Fundação Joaquim Nabuco- Av.17 de Agosto n° 2187 - Casa Forte - Recife -PE

Fonte: Pablo Barros - CEBDS

  
  

Publicado por em