Evento de sustentabilidade chegará a Belém na Temporada da Alemanha no Brasil

Serão convidados representantes de empresas e indústria, profissionais do setor, investidores, representantes do Governo, além de pesquisadores

  
  

Entre os dias 18 e 20 de novembro, no centro de convenções “Hangar”, em Belém (PA), será realizado o Congresso Ecogerma, que pretende discutir a inovação tecnológica sob a perspectiva da sustentabilidade.

O evento faz parte do calendário da Temporada Alemanha +Brasil 2013-2014 que até maio de 2014, por meio de inúmeros eventos nos centros urbanos do Brasil, mostrará ao povo brasileiro a Alemanha autêntica e uma abrangente imagem de sua economia, cultura, educação, esporte, ciência e tecnologia para o País.

O Ecogerma regional de Belém é promovido pelo estado do Pará em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável.

O evento promove discussões diversas sobre a inovação tecnológica aliada ao desenvolvimento sustentável, e em sua realização paraense desenvolverá o debate sobre sete eixos: gestão integrada de resíduos líquidos e sólidos; energias renováveis e eficiência energética; produção florestal, uso sustentável e preservação da floresta; cadeias produtivas sustentáveis; produção industrial; logística de transporte; parcerias entre a iniciativa privada e a ciência.

Segundo dados da FIEPA – Federação das Indústrias do Pará – o estado espera nos próximos anos um volume de 150 bilhões de reais em novos investimentos, sendo que mais da mete devem ser oriundos da iniciativa privada.

O avanço do progresso econômico não é exclusivo do Pará, mas da região norte que cada vez mais recebe novos incentivos, indústrias e centros de desenvolvimento tecnológico.

O Ecogerma irá demonstrar ao público de interesse da iniciativa privada todo esse potencial dos estados para a produção e desenvolvimento da indústria, inclusive para as empresas alemãs que tem interesse em expandir seus negócios, promovendo assim o encontro entre a de empresas e instituições dos dois países com a ascendente região e colaborando para o debate da implementação e inovação de tecnologias sustentáveis.

Serão convidados representantes de empresas e indústria, profissionais do setor, investidores, representantes do Governo, além de pesquisadores.

Os principais objetivos do congresso serão o aprimoramento do debate sobre desenvolvimento sustentável no Pará e a aproximação da demanda do mercado paraense à oferta de tecnologias inovadoras das empresas e instituições de pesquisa alemãs.

Programação do evento:

· Abertura solene e palestra inaugural: 18 de novembro às 19:00

· Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável no Pará: 19 e 20 de novembro, das 09:00 às 20:30

Painéis com tradução simultânea abordarão os desafios centrais do desenvolvimento sustentável do Pará. No foco estarão os sete eixos temáticos. Os painéis serão compostos por palestrantes brasileiros e alemães.

· Exposição de Tecnologia Alemã: 19 e 20 de novembro, 09:00 às 21:00

20 estandes estão à disposição das empresas e instituições alemãs, para apresentação de soluções inovadoras que podem contribuir com a superação dos desafios, postos pelo processo de desenvolvimento sustentável no Pará.

· Rodadas de Negócio (Matchmaking): 18 a 20 de novembro

Um serviço de consultoria especializado estará à disposição, antes e durante o evento, para facilitar reuniões e outros contatos entre as empresas e instituições paraenses e alemãs.

Sobre a Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014

A Temporada da Alemanha foi aberta em maio de 2013 e prossegue até maio de 2014 sob o lema “Quando ideias se encontram”. Inúmeros eventos estão sendo realizados em todo o Brasil.

O objetivo central da “Temporada da Alemanha no Brasil” é apresentar uma autêntica e moderna imagem da Alemanha aliada à economia e à cultura, bem como ao desenvolvimento da ciência, tendo a parceria com o Brasil como princípio.

A principal mensagem da Temporada Alemanha+Brasil é mostrar como uma parceria confiável e inovadora com o Brasil, que já funciona há décadas, pode oferecer soluções para questões do futuro nas áreas econômica, cultural e científica, sob as bases da confiança mútua e valores agregados.

Os responsáveis pelo projeto Alemanha+Brasil 2013-2014 são o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, a BDI Brazil Board, o Goethe-Institut, o Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha e o Ministério para Cooperação e Desenvolvimento.

O Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP) responde pela coordenação da programação científica. A direção do projeto está a cargo da BDI Brazil Board.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Regiane Tosatti

  
  

Publicado por em