Evento revela selecionados de Chamada de Soluções Baseadas na Natureza

As organizações proponentes dos casos participarão do evento apresentando suas iniciativas.

  
  

Nesta quinta-feira (14.12) casos de empresas, governos, sociedade civil e universidades que buscam resolver problemas da sociedade tendo a natureza e os ecossistemas como parte da solução serão apresentados no Salão Nobre da FGV EAESP, em São Paulo.

A cerimônia é uma realização da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getúlio Vargas e apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e traz o resultado da Chamada de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) lançada em julho de 2017.

Os casos foram selecionados por meio de levantamento inédito de iniciativas nacionais em fase de projetos, implantadas ou em fase inicial de implantação, com avaliação de especialistas da Fundação Grupo Boticário, do GVces e do MMA, e serão divulgados em edição especial e bilíngue (português e inglês) online da Revista Página22 sobre Soluções Baseadas na Natureza (acesse p22on.com.br) a partir de 14 de dezembro.

“Tivemos um total de 40 iniciativas inscritas, das quais 15 foram selecionadas. Das reconhecidas, algumas apresentam projetos bem consolidados e outras trazem iniciativas em fase inicial ou de planejamento, o que mostra, de fato, a viabilidade de implementar ações de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) para resolver problemas reais da sociedade, como por exemplo, adaptação aos impactos da mudança do clima. Por isso, nosso objetivo com esse evento é divulgar as SBNs e esperar que outras pessoas e instituições se interessem em desenvolver práticas como essas”, comenta Guilherme Karam, coordenador de Estratégias de Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

As organizações proponentes dos casos participarão do evento apresentando suas iniciativas. Entre os casos encontram-se, por exemplo, soluções de restauração de vegetação nativa para aumentar a infiltração de água das chuvas diminuindo a sedimentação em reservatórios e enchentes; empresas que adotam práticas sustentáveis de gestão de recursos, aliando seu crescimento à conservação e restauração; casos de planejamento urbano para adaptação aos efeitos da mudança do clima; entre outros.

Além do lançamento das iniciativas selecionadas, haverá também um debate sobre SBNs com a participação de especialistas que trarão a visão sob diferentes perspectivas: do Governo, pelo Ministério do Meio Ambiente; dos negócios, pela GVces; e da sociedade civil, pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Serviço:

- Apresentação de casos de Soluções Baseadas na Natureza

- Quando: 14 de dezembro, das 13h30 às 17h

-Onde: FGV EAESP - Rua Itapeva, 432 - Bela Vista, São Paulo (acesso também pela Av. Nove de Julho, 2029)

- Quanto: Evento gratuito.

Visite: www.revistaecotour.tur.br

Fonte: Fundação Grupo Boticário

  
  

Publicado por em