Exposição apresenta arte ecológica produzida por adolescentes da ONG Filhos da Terra

Usando talento e criatividade, jovens exercem sua cidadania e o respeito ao meio ambiente e até exportam seus trabalhos.

  
  

Arte, consciência ecológica e responsabilidade social. Estes três elementos, adicionados ao talento de adolescentes de Petrópolis, Rio de Janeiro, resultam na exposição “Filhos da Terra”, que a CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111) promoverá de 03 de outubro a 23 de novembro. A entrada é franca.

Com curadoria de Maristela Barenco, a mostra apresenta 48 quadros e objetos artísticos, como mandalas e santos, ecologicamente criados por adolescentes que fazem parte da Filhos da Terra, ONG vinculada ao Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis. A proposta do trabalho é produzir arte a partir dos elementos da natureza sem a utilização de qualquer material industrializado. As molduras, por exemplo, são feitas em bambu.

Os adolescentes, que pertencem a comunidades de Petrópolis, faziam parte de um projeto social chamado Florescer. Foi ali que aprenderam a desenvolver sua consciência crítica e solidária e despertaram sua criatividade.

A oportunidade foi além do aprendizado. Através da arte, os jovens exercem sua cidadania, respeitam o meio ambiente e ainda geram renda. Seus trabalhos são exportados para vários países, como Suécia, Itália, Espanha, Suíça, Canadá.

O Grupo ministra ainda Oficinas de Sensibilização dos Cartões Ecológicos, como forma de sensibilizar para a Educação Ambiental e para o aprendizado desta arte. As oficinas são ministradas em vários municípios e instituições. Alguns desses jovens participam de espetáculos teatrais, que também são disponibilizados.

Oficinas:

Quatro dos jovens artistas ministrarão seis oficinas de confecção de cartões ecológicos nos dias 03, 04 e 05 de outubro, em dois horários: das 9h às 13h e das 14h às 18h. As oficinas do dia 3 serão destinadas a escolas da Rede Pública de Ensino. Nos dias 04 e 05, os encontros ocorrerão no mesmo horário e serão abertos ao grande público. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3321-4400. São 25 vagas para cada uma das seis oficinas.

A exposição "Filhos da Terra" ficará em cartaz de 03 de outubro a 23 de novembro na CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111). O horário de visitação é de terça a domingo, das 9h às 21h. A entrada é franca.

Serviço:

O quê: exposição “Filhos da Terra”, obras de arte ecológicas produzidas por adolescentes da ONG Filhos da Terra

Quando: de 3 de outubro a 23 de novembro, de terça a domingo, das 9h às 21h

Onde: CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111)

Quanto: entrada franca

Informações: (11) 3321-4400

Recomendação de faixa etária: livre

Fonte : Assessoria de Imprensa Caixa Econômica Federal

  
  

Publicado por em