Foz do Iguaçu sediará o Congresso Mundial de Hidreletricidade Sustentável

Constituirá em um fórum para apresentar e discutir as soluções do mundo real para os desafios da água, energia e mudanças climáticas

  
  

O renovado interesse mundial pela hidreletricidade, impulsionado pela alta dos preços do petróleo, preocupações com a energia nuclear e a forte demanda por energia limpa, está levando muitos países a reavaliarem o seu potencial hidrelétrico inexplorado.

O aproveitamento com sucesso deste potencial hidrelétrico para atender às necessidades de energia do mundo, que crescem rapidamente, será fundamental para a consecução dos objetivos de desenvolvimento desses países.

O Brasil, como líder mundial no desenvolvimento da energia hidrelétrica, está fazendo grandes investimentos para assegurar seu suprimento de energia renovável através da hidreletricidade. Grandes investimentos estão sendo feitos também na África, Ásia e América do Norte.

A questão que se coloca é: como equilibrar de maneira efetiva as dimensões ambiental, social e econômica do desenvolvimento da hidreletricidade? Em escala global, os tomadores de decisão estão buscando clareza sobre o modo de superar as restrições de capital para investimento em projetos hidrelétricos. Qual a melhor forma de fornecer energia renovável sustentável, que aumenta a resiliência e adaptação às mudanças climáticas, oferece novas e lucrativas fontes de receitas pelo comércio transfronteiriço de energia e permite aos países aproveitar ao máximo as oportunidades de venda de créditos de redução de emissões?

Para responder a essas questões e definir o futuro do desenvolvimento da hidreletricidade sustentável, a International Hydropower Association (IHA), junto com a Itaipu Binacional, parceira no evento, está realizando o Congresso Mundial da IHA de 2011 – Promovendo a Hidreletricidade Sustentável, evento importante na agenda mundial de energia hidrelétrica.

O Congresso Mundial da IHA acontecerá em Foz do Iguaçu, Brasil, de 14 a 17 de junho. Nestes três dias de conferência de alto nível, a ser realizada no Hotel Bourbon Cataratas Convention Resort, centenas de tomadores de decisão da política internacional, agentes regionais, representantes da sociedade civil, líderes do setor hidrelétrico e membros do setor financeiro participarão ativamente do compartilhamento de perspectivas regionais e globais e conhecimentos e experiências práticas no desenvolvimento de projetos hidrelétricos sustentáveis.

O Congresso de 2011 se constituirá em um fórum internacional para apresentar e discutir as soluções do mundo real para os desafios da água, energia e mudanças climáticas, com vista a contribuir diretamente para a formulação de políticas, a orientação de ações e a definição da estratégia futura em nível global.

Fonte: Itaipu Binacional

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em