Ibama promove Ciclo de Palestras sobre Licenciamento Ambiental na região serrana do Rio

Mais de 70% das empresas da região serrana fluminense que desenvolvem atividades impactantes ou que utilizam recursos ambientais não possuem o licenciamento exigido por lei.

  
  

O Ibama de Nova Friburgo realiza um Ciclo de Palestras sobre Licenciamento Ambiental no dia 26 de março, no Auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo – Acianf, sediada na Av. Alberto Braune, 111 – Centro – Nova Friburgo/RJ.

Após pesquisa em seu sistema de cadastro, o Ibama de Nova Friburgo concluiu que mais de 70% das empresas da região serrana fluminense que desenvolvem atividades impactantes ou que utilizam recursos ambientais não possuem o licenciamento exigido por lei.

Os conflitos de competência que existem entre os órgãos públicos de meio ambiente, na área de licenciamento ambiental, são históricos e muito tem dificultado a boa gestão pública de meio ambiente.

“As discussões em torno desse assunto, reunindo os atores públicos municipais, estadual e federal, expondo visões, experiências, projetos e propostas é sem dúvida o melhor e mais curto caminho para obter um resultado mais positivo nesse contexto”, afirma Mauro Zurita, coordenador do Escritório Regional do Ibama em Nova Friburgo.

O evento terá início às 13 horas e contará com a presença do Superintendente do Ibama/RJ, do responsável pelo Núcleo de Licenciamento Ambiental do Ibama/RJ, do representante do Instituto Estadual do Ambiente - Inea, a Agenda 21 Corredor Central Serrano representando as Secretarias de Meio Ambiente, representante do Ministério Público Estadual Região Nova Friburgo e a Secretaria Municipal de Nova Friburgo.

Os contatos para mais informações podem ser feitos através do e-mail: esregnovafriburgo.rj@ibama.gov.br ou pelo telefone (22) 99224597.

Fonte: Ibama

  
  

Publicado por em