Ibama realizará palestra de orientação para criadores de animais silvestres em Recife

O Ibama/PE está convocando criadores de animais silvestres e interessados para uma palestra de orientação sobre acesso e uso do Sisfauna

  
  

O Ibama/PE está convocando criadores de animais silvestres e interessados para uma palestra de orientação sobre acesso e uso do Sisfauna, na próxima terça-feira, dia 28 de abril, às 15h, no auditório da superintendência, Av. 17 de Agosto, 1057, Casa Forte, Recife. A palestra não se aplica a criadores de passeriformes (passarinhos), pois essa categoria ainda é controlada por um sistema diferenciado, o Sispass.

O Sisfauna – Sistema Nacional de Gestão de Fauna – é um sistema informatizado instituído pelo Ibama para registrar e controlar criadores de animais silvestres e seus plantéis. Através dele é possível obter autorizações, licenças, fazer controle de plantel e registrar transações, entre outras funções.

A inscrição e atualização no Sisfauna são obrigatórias para quem cria, recebe (centros de triagem), mantém legalmente (mantenedores), expõe (zoológicos), comercializa e abate (frigoríficos) animais silvestres.

Quem cria, comercializa, mantém ou abate animais silvestres sem inscrição no Sisfauna comete crime ambiental e está sujeito a pena de detenção de até um ano e multa de R$ 500,00 a R$ 5 mil por unidade de animal.

A palestra sobre o Sisfauna é gratuita. Maiores informações pelo telefone (81) 3441-5033, ramal 247.

Fonte: Ibama

  
  

Publicado por em

Severino Jose Soares

Severino Jose Soares

03/02/2012 16:13:43
Quero legalizar o meu apiario junto ao IBAMA, como proceder?

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá, Para mais informações favor entrar em contato com o IBAMA. Atenciosamente, Equipe EcoViagem
Saulo Barcelos

Saulo Barcelos

24/06/2011 18:09:28
Realmente é dificil uma pessoa se preocupar com uma espécie de nossa fauna, principalmente nas grandes capitais, mas temos bons criadores de silvestres no país que não deixam essas espécies se extinguirem,o bom é que alguém se preocupe com isso por que o IBAMA agora está se preocupando com a fauna de outros paises, e virou um órgão internacional, além de ter os problemas internos que eles não resolvem, estão tentando fazer a inscrição obrigatória de aves como Agapornis, Bavete, Sparrow, periquitos padrão ingês entre outros, que são de outros países, só para cobrarem impostos com notas abusivas e deixando os nossos para lá!!! Há vários criadores de aves silvestres que estão com controles de plantel, ou seja, só podem reproduzir e vender o que eles querem e com isso forçam cada vez mais um novo tráfico. Já no outro caso muita gente depende do comércio de aves "exóticas" que é liberado pelo órgão por serem de outros países e que aparecem como aves domésticas na lista do próprio, Bom deixo a minha opinião "crítica" manifestando assim minha insatisfação. Uma pena, o órgão é para nos defender, e assim força cada vez mais o tráfico de aves no Brasil "agora os exóticos". Logo , logo eles vão querer fiscalizar galinhas, patos, pombos, coelhos, gatos, cães e os "PARDAIS". Nós como pequenos criadores, estamos esperando uma nota do órgão para puder nos idenizar, já que pagamos pelas aves e achar inviável para nós, manter nossa criação com adesão, anilhas, controle de nascimento e vendas...uma pena, vai ter muita gente precisando de emprego. Será que o IBAMA tenho vagas para nós???

Saulo Barcelos
Louco por pássaaros desde criança...

KATYA MAIA

KATYA MAIA

30/07/2009 19:04:44
Boa Tarde!

Temos no Campus do Colégio Americano Batista, em Pleno campo de Futebol, un ninho de Quero-Quero, (acredito ser essa a espécie), e há ovos já há duas semanas...
As aulas terão início na próxima 2 feira, e o Campo será reparado amanhã, pois com a chuva, a grama cresceu...
Essas aves têm enfrentado toda chuva e o alagamento do Campo (baixo). Será muito lindo se essa ninhada vingar.
Aguardo Vocês.

Katya Maia
Fascinada pela fauna e Flora.