Manaus sediará a Feira Internacional da Amazônia

O evento será realizado no contexto das comemorações do Ano Internacional do Planeta Terra, instituído pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), com apoio de 191 países

  
  

A quarta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2008), que acontecerá de 10 a 13 de setembro no Studio 5 – Centro de Convenções, em Manaus (AM), chega à quarta edição consolidando-se como a maior vitrine dos produtos e das potencialidades da região Amazônica.

Este ano o evento traz várias novidades, entre elas o 1º Salão de Projetos para Investimentos em Negócios Sustentáveis, que dedicará um espaço para os projetos de desenvolvimento sustentável na Amazônia nas áreas ambiental, econômico-tecnológica e social.

“A FIAM 2008 se insere em uma temática global, que é a da preservação do meio ambiente. O evento será realizado no contexto das comemorações do Ano Internacional do Planeta Terra, instituído pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), com apoio de 191 países, e tem como objetivo promover as diversas oportunidades de negócios que a Amazônia brasileira tem a oferecer, além de encorajar a sociedade a aplicar o conhecimento científico para aproveitar o potencial que o planeta oferece em favor da construção de uma sociedade mais segura, sadia e sustentável”, destaca a Superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso.

Outra novidade desta edição será a Rodada de Negócios de Turismo, realizada em parceria com a Embratur, Ministério do Turismo, Amazon Convention Bureau, Amazonastur, Manaustur, Secretaria de Planejamento do Amazonas e secretarias de turismo dos estados da área de atuação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) - Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá - e que contará ainda com a participação dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins, como convidados.

A programação também incluirá, especialmente este ano, uma exposição dedicada à celebração dos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, com destaque para a participação do capital de origem nipônica no Pólo Industrial de Manaus (PIM), representado por 34 empresas, que somam investimentos superiores a US$ 1,9 bilhão.

Lançada em 2002 com o objetivo de promover o potencial econômico da Amazônia brasileira, a Feira Internacional da Amazônia é realizada a cada dois anos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por intermédio da SUFRAMA. A expectativa este ano é superar em 20% os resultados alcançados nas três edições anteriores, com a geração de negócios e visitação pública.

Programação:

A programação da FIAM 2008 contará com exposição de produtos e serviços das empresas do PIM e dos estados da área de atuação da SUFRAMA, encontros e rodadas de negócios e de projetos, seminários, workshops, visitas técnicas e lançamento de produtos.

Ao todo serão 300 expositores distribuídos em 162 estandes, que vão estar em dois pavilhões de cinco mil metros quadrados cada, na área interna do Studio 5 - Centro de Convenções. Na área externa, uma tenda climatizada apresentará um amplo leque de produtos fabricados com matéria-prima originária da biodiversidade amazônica: artesanato, produtos alimentícios, fitoterápicos, biocosméticos, móveis com design regional, e muitos outros ítens que serão comercializados durante a Feira.

Entre os visitantes destacam-se potenciais investidores, representantes de instituições ou órgãos governamentais, operadores de turismo, parceiros na área científica e tecnológica, operadores de logística, mídia especializada, entre outros.

Será realizada ainda a IV Jornada de Seminários Internacionais, que vai abordar temas estratégicos relacionados à Amazônia, como meio ambiente, energia, logística, turismo, TV digital, biotecnologia e bioindústria, micro e nanotecnologia no Pólo Industrial de Manaus, inovação tecnológica, pesquisa e desenvolvimento, políticas públicas em desenvolvimento regional, interação Amazônia-França, e imigração japonesa para a região. Os eventos da jornada ocorrerão entre os dias 10 e 12 de setembro e contarão com a participação de 320 palestrantes, dentre autoridades da comunidade acadêmico-científica local, nacional e internacional.

Sobre a FIAM:

A Feira deste ano traz um diferencial na sua concepção, que vai desde o conhecimento, com a jornada seminários, o 1º Salão de Projetos para Investimentos em Negócios Sustentáveis e as rodadas de negócios, até o mercado, com o lançamento de produtos. A importância para a população se reveste a partir da atração de potenciais investidores na Região e, consequentemente, na geração de empregos diretos e indiretos.

O evento tem relevância não apenas para os amazonenses, mas para a população de todos os Estados da Amazônia Brasileira. Na condição de maior evento de negócios, produtos e serviços da Região, a feira tem prestado uma contribuição fundamental para dar visibilidade às potencialidades regionais, atrair investidores e fomentar a inovação tecnológica e a difusão do conhecimento amazônico.

Fonte : Claudia Dias / Assessoria de Imprensa FIAM 2008

  
  

Publicado por em