Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Notícias > Ambiente > Encontros e eventos ambientais > 

Prefeituras são essenciais para Rio+20

Responsáveis por 98% das empresas formais no país, os micro e pequenos negócios têm papel fundamental para dinamizar a economia das cidades

3 de Abril de 2012.
Publicado por Vininha F. Carvalho  

A atuação dos prefeitos e gestores municipais é primordial para o Brasil atingir os objetivos desejados com a Rio+20, conferência que vai reunir dezenas de chefes de estado entre os dias 20 e 22 de junho, no Rio de Janeiro.

Em apresentação durante o Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, na quarta-feira (28/3), em Brasília, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou que a questão deve ser pensada e colocada no dia a dia a partir da base.

“Só é possível fazer transformações se tivermos uma aliança concreta com quem toma decisão na esfera local. A solução dos novos caminhos que precisamos buscar passa pelos municípios”, afirmou a ministra.

O encontro, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com apoio do Sebrae e do governo federal, é importante, segundo a ministra, para que os gestores se sintam responsáveis por mudar e enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável.

“É complicado colocar o assunto na pauta dos agentes, porque você exige sacrifícios agora que só trarão benefícios daqui a 20 ou 30 anos”, considerou.

Segundo a ministra, é impossível fazer uma avaliação dos dados e dos indicadores de cada município sem apoio dos prefeitos. “Um dos maiores desafios está na coleta seletiva, tarefa em que eles podem ajudar”, exemplificou.

Segundo o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, João Coser, o encontro vai gerar um documento que será divulgado durante a Rio+20, uma carta dos municípios pelo desenvolvimento sustentável.

Vocações

Responsáveis por 98% das empresas formais no país, os micro e pequenos negócios têm papel fundamental para dinamizar a economia das cidades. Em palestra sobre as oportunidades para o segmento, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, destacou que os prefeitos são importantes para incentivar o empreendedorismo em seus municípios.

O secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Humberto Luís Ribeiro da Silva, reforçou que os prefeitos devem ficar atentos às vocações da economia local.

O encontro, realizado no Centro de Convenções Brasil 21, se propos a discutir formas de levar aos municípios uma agenda propositiva de desenvolvimento local sustentável para auxiliar na diminuição da miséria, tendo como base os pequenos negócios.

Visite: www.revistaecotour.com.br
Fonte: Sebrae

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Casa Sustentável será exposta na Ecofair, evento ambiental que ocorre em SorocabaCongresso, no Hotel Sheraton, em São Paulo, debaterá as novas fronteiras do Investimento Social Privado no Brasil.

 

editar    editar    editar    0 visitas    0 comentários