Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar de 2010 inclui reflexão sobre o aquecimento global

Concurso de desenho entre escolas municipais de ensino fundamental. Em duplas, os alunos são estimulados a fazer um desenho livre sobre o tema “Nossas águas sempre limpas”, com base no que aprenderam em aulas temáticas.

  
  

As inscrições para a Sétima Edição do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar, referente a 2010, estão abertas até o dia 21 de maio. O Prêmio Amigos do Mar é iniciativa do Instituto Arcor Brasil e Projeto Tamar. O Projeto Tamar é uma parceria do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Fundação Pró-Tamar, com o patrocínio da Petrobrás.

Uma das novidades da Sétima Edição é que a versão atualizada do Guia do Professor inclui quatro aulas relacionadas ao aquecimento global, um dos temas ambientais mais presentes na mídia nos últimos tempos e que representa um dos maiores desafios para a comunidade internacional no século 21.

O Guia do Professor “Nossas Águas Sempre Limpas” é uma ferramenta pedagógica para auxiliar os professores em sala de aula e em atividades extra-classe relacionadas aos temas propostos pelo Programa Amigos do Mar.

Esta nova versão contempla aulas reunidas em quatro Macrotemas. O propósito é sempre o de difundir informações, valores e conceitos essenciais para a proteção da vida marinha, com todos seus recursos naturais e rica biodiversidade, em grande parte ainda desconhecida da ciência.

O Macrotema 1 trata dos Animais Marinhos, os habitantes dos múltiplos ecossistemas componentes dos oceanos, em toda a sua complexidade.

O Macrotema 2, Na terra, na água e no ar, aborda o conjunto de recursos naturais formadores dos ambientes marinhos, incluindo os costões rochosos, e seus respectivos moradores.

O Macrotema 3, Espaços de preservação marinha, trata dos territórios que devem merecer atenção especial de programas e projetos de proteção, como os manguezais e as Unidades de Conservação Marinha.

O Macrotema 4, Aquecimento Global, representa a grande novidade desta nova versão do Guia do Professor, ao reunir uma série de dados relevantes sobre um dos grandes desafios coletivos no século 21, como enfrentar as mudanças climáticas que, segundo a ciência, estão sendo provocadas por ações humanas.

O Guia “Nossas Águas Sempre Limpas” termina com glossário, bibliografia, o perfil das espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil e – outra novidade – uma completa lista de sites de referência na Internet, incluindo dicas sobre como obter animações e vídeos gratuitos, para complementar e incentivar as pesquisas sobre os quatro Macrotemas.

O Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar é um concurso de desenho entre escolas municipais de ensino fundamental. Em duplas, os alunos são estimulados a fazer um desenho livre sobre o tema “Nossas águas sempre limpas”, com base no que aprenderam em aulas temáticas.

Essas aulas são oferecidas no guia “Nossas Águas Sempre Limpas”, à disposição de qualquer escola brasileira pelo site www.amigosdomarnaescola.com.br em versão eletrônica para download.

No site www.amigosdomarnaescola.com.br/credenciadas as escolas poderão acessar o regulamento completo da sétima Edição do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar. A premiação das escolas finalistas e vencedoras acontece no final de cada ano.

Em 2010 São duas categorias em disputa: Categoria A – alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental (regulamentação nova em nove anos). Categoria B – alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental (regulamentação nova em nove anos).

Em cada categoria são escolhidas cinco escolas finalistas. O Prêmio Amigos do Mar terá em 2010, portanto, 10 escolas públicas premiadas, entre as unidades escolares credenciadas nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil e que se candidatarem.

Desde 2003 o Programa Amigos do Mar já atingiu mais de 2 milhões de alunos de mais de 6 mil escolas públicas e privadas de 16 estados. Com a Sétima Edição do Prêmio de Educação Ambiental, o Instituto Arcor Brasil, que completa seis anos de atividades em maio, consolida uma atuação cada vez maior em várias regiões brasileiras.

Fonte: José Pedro Soares Martins

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em