Programa Cultivando Água Boa foi premiado em evento realizado no Museu Assis Chateaubriand (SP)

Um grupo de 20 especialistas em sustentabilidade e meio ambiente do Brasil e de outros países formou a Comissão Técnica que elegeu o ranking.

  
  

Uma premiação dupla celebrou, na quinta-feira (2/8), no Museu Assis Chateaubriand(Masp), em São Paulo(SP), os dez anos de um trabalho de gestão ambiental sustentável de qualidade, que vem sendo feito em 29 municípios do Oeste do Paraná. É o Programa Cultivando Água Boa (CAB), da Itaipu, que garantiu à empresa a primeira colocação no Ranking Benchmarking Legítimos da Sustentabilidade – Os Melhores da Década, entregue pela Mais Projetos Corporativos e pelo Instituto Mais, referências no Brasil em gestão sustentável.

O case Gestão por Bacia Hidrográfica, também da Itaipu, foi eleito o melhor do ano de 2012 entre mais de 78 inscritos. Para o diretor de Coordenação da binacional, Nelton Friedrich, o prêmio não é apenas da Itaipu, é de todos os mais de 1.200 parceiros que fazem parte do CAB.

“Reconhecimentos como esses mostram que estamos no caminho certo, nos valendo de valores e conteúdos que podem contribuir com a mudança real”, avaliou o diretor.

Também está em exibição no Masp a Mostra Cultura de Sustentabilidade e Ranking Benchmarking Brasil, apresentando as melhores práticas de sustentabilidade do País, vencedoras de todos os anos desde que o prêmio iniciou, em 2003.

Um grupo de 20 especialistas em sustentabilidade e meio ambiente do Brasil e de outros países formou a Comissão Técnica que elegeu o ranking.

Na quinta-feira (2/8), os participantes puderam conhecer as práticas escolhidas como as melhores e, à noite, conheceram a colocação das Melhores Práticas de 2012 e o Ranking da Década. Nas duas categorias, Itaipu ficou em primeiro lugar.

Homenagem:

Benchmarking Brasil, pela primeira vez homenageou três personalidades que fazem e fizeram a diferença com suas boas práticas: o artista plástico Thiago Costackz, a pintora Tarsila do Amaral (representada pelo sobrinho-neto) e a atriz Christiane Torloni.

Participante da 6ª edição do Encontro Cultivando Água Boa, em 2009, Torloni aproveitou seu discurso de agradecimento para corroborar a premiação de Itaipu. “Conheço a Itaipu, já estive lá e posso confirmar: a premiação deles é muito justa, porque o
que eles fazem lá é uma riqueza”. A premiação 2012 não é a primeira que a Itaipu recebe. Em 2007, a empresa ficou na primeira colocação do prêmio com o case “Cultivando Água Boa - na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná 3”.

Em 2009, com o case “Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade”, ficou em terceiro lugar. Em 2011, ficou novamente em primeiro, com “Gestão para a sustentabilidade no espaço rural”.

Emoção:

“Em poucos momentos na minha vida me senti tão alegre e valorizado”. As palavras são do coordenador do Comitê Gestor de Educação Ambiental e diretor da Secretaria de Meio Ambiente do município de São José das Palmeiras, Quirino Kesler, que, a convite da Itaipu, participou da premiação.

A emoção de sentir-se parte da premiação foi compartilhada pela
presidente do Comitê Gestor de Educação Ambiental e coordenadora da Cooperativa de Catadores de Marechal Cândido Rondon, Margareth Hofstaetter.

“A emoção que senti não tem explicação, sem dúvida alguma eu vou guardar comigo para o resto da vida. Ver nas pessoas o reconhecimento de um grandioso trabalho, feito por nós, desenvolvido nos municípios da Bacia do Paraná 3, é motivo de muito orgulho”, finalizou.

O prêmio:

Benchmarking é uma ferramenta de gestão que trabalha com as melhores práticas. Para estar entre os Rankeados ou Homenageados do Benchmarking Brasil é imperativo a realização prática e efetiva em prol da sustentabilidade. Um total de 139 empresas, entre elas Vale, Ambev, Cargill, Embratel, Pepsico, Wal-Mart e construtora Andrade Gutierrez já participaram do prêmio.

Com dez anos de tradição, o Programa Benchmarking Brasil se
consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país, tendo construído o maior banco de práticas de sustentabilidade de livre acesso do país.

Neste banco, outras empresas podem buscar práticas para implantar em sua região de atuação.

Veja a lista com todos os escolhidos:

Ranking Benchmarking da Década

1° Itaipu Binacional

2° AMBEV

3° SABESP

4° Celulose Irani

4° PepsiCo do Brasil

5° ArcelorMittal Tubarão

6° Duke Energy

7° Consorcio de Alumínio do Maranhão - ALUMAR

8° Wal-Mart Brasil

8° Instituto Embratel

9° Firmenich & Cia

9° Neoenergia

10° Basf

Ranking Benchmarking Brasil 2012

1º Gestão por Bacia Hidrográfica - Itaipu Binacional / PR

2º Energia Limpa - AMBEV - Cia de Bebidas das Américas - SP

3º Gestão de Mudanças Climáticas - ArcelorMittal Tubarão - ES

4º Desmaterialização de Resíduos - PepsiCo do Brasil - SP

5º Taboa Lagoa - Samarco Mineração- RJ

6º Programa Bióleo - Instituto Bióleo de Desenvolvimento Sustentável

- SP

7º Venda de Cinza Leve - ALUMAR - Consórcio de Alumínio do Maranhão

- MG

8º Gestão Socioambiental - Celulose Irani - SC

9º Gestão de Emissões de GEE - Braskem - BA

10º Projeto Pituaçu Solar - Neoenergia - BA

11º Bairro Ecológico - SABESP - SP

12º Community Day - Firmenich & Cia - SP

13º Biomassa de Casca de Aveia - Pepsico do Brasil - SP

14º De bem com a Via - Ecovias - Concessionária Ecovias dos

Imigrantes - SP

15º Voluntários do Rio - Carbocloro Industria Química - SP

16º Peixamento e Educação Ambiental - Duke Energy International -

Geração Paranapanema - SP

17º Internet Ilha da Marchantaria - Instituto Embratel 21 - RJ

18º Projeto BipBop Brasil - Schneider Electric Brasil - SP

19º UFRPE/ Gampe Solidário - Universidade Federal Rural de Pernambuco

- PE

20º Programa Nestlé Até Você - Nestlé Brasil - SP

21º A Turminha da Reciclagem Aurora - AURORA - SC

22º Evento de captação: Teleton/11 - AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente - SP

23º Semente ecológica - Verde Ghaia Consultoria e Educação Ambiental - MG

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Itaipu Binacional

  
  

Publicado por em