Rio Branco/AC recebe Fórum Amazônia Sustentável nesta quarta, 12

Instituições públicas, privadas, organizações não governamentais e populações tradicionais do Acre debatem REDD

  
  
Fórum Amazônia Sustentável debate questões ligadas ao meio ambiente

Como atribuir valor ou repartir benefícios a quem trabalha para a manutenção da floresta ou sua expansão são questões que serão abordadas durante o Fórum Amazônia Sustentável, discussão que será lançada em Rio Branco nesta quarta-feira, 12, no Horto Florestal, de 8 às 19 horas. A ideia original do fórum surgiu há dois anos em Belém e um ano depois instituições públicas, privadas e organizações não governamentais se uniam em torno da promoção de medidas que beneficiem a Amazônia e suas populações.

Modalidades de serviço ambiental com a Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) é o tema apresentado durante o Fórum Amazônia Sustentável em Rio Branco por instituições de referência em todo o país como o Imazon, Instituto Sócio-Ambiental, Grupo de Trabalhadores da Amazônia, Instituto Ethos, Instituto de Pesquisas da Amazônia (Ipam), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), e ainda organizações não governamentais locais, sindicatos, extrativistas, seringueiros, ribeirinhos, indígenas. Do encontro serão retiradas proposições que irão compor uma carta a ser enviada ao governo federal.

Na programação do fórum estão painéis, dinâmicas de motivação, ações culturais. A agenda para o ano de 2009 tem objetivo de fortalecer o diálogo para a implementação de novas práticas em defesa da Amazônia. A agenda criada no ano passado durante a segunda plenária realizada em Manaus (AM) prevê o lançamento do fórum ainda em Porto Velho, Cuiabá e Brasília. Para conhecer melhor o Fórum Amazônia Sustentável acesse o site do movimento: www.forumamazoniasustentavel.org.br.

Fonte: Governo do Acre

  
  

Publicado por em