Rio de Janeiro sediará o XVIII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana

Dentro da programação do Congresso haverá também o VI Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores – CBEA.

  
  
O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - SBAU e pelo Comitê do Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvore / Divulgação

O evento pretende incentivar a reflexão sobre a relação entre cidades, pessoas e árvores a partir da troca de experiências e de conhecimento entre profissionais que planejam, implantam e mantêm a arborização urbana.

O engenheiro agrônomo Joaquim Teotônio Cavalcanti Neto, da empresa de Campinas/SP, Plant Care – Saúde de Plantas, profissional especializado em manejo integrado de árvores, palmeiras e áreas verdes e Arborista Certificado BR 003ª (International Society of Arboriculture) ministrará o curso “Programa de Certificação de Arboristas da ISA (Internacional Society Of Arboriculture)”, no sábado, dia 08 de novembro, das 8h às 17h.

“É muito importante contarmos com espaços como este para divulgarmos e ensinarmos sobre as árvores no meio urbano. Os participantes deste evento terão a oportunidade de intensificar o aprendizado sobre os benefícios das florestas urbanas como atenuantes das agruras das grandes cidades e regiões metropolitanas, entre outros”, ressalta o engenheiro agrônomo, que munirá os alunos de conhecimentos para que possam identificar árvores em risco, avaliar defeitos, sinais e sintomas que indiquem problemas fitossanitários e/ou possíveis falhas em suas estruturas biomecânicas, além de propor formas de tratar da saúde das árvores e reduzir os riscos de quedas das mesmas.

No curso, Cavalcanti falará sobre manejo de solo, identificação e seleção de espécies, plantio e estabelecimento, práticas de segurança no trabalho, biologia das árvores, poda, diagnóstico e tratamento, florestamento urbano, proteção das árvores e identificação de riscos de quedas das mesmas.

Dentro da programação do Congresso haverá também o VI Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores – CBEA. A competição que acontece nos dias 08 (sábado) e 09 (domingo) de novembro, no Parque Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, tem como favorito o atual campeão Alexandre Queiróz, colaborador da empresa Plant Care - Saúde de Plantas.

Para participar, os competidores devem conhecer os procedimentos, as regras e técnicas de escalada conforme recomendação da Sociedade Internacional de Arboricultura – ISA.

O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - SBAU e pelo Comitê do Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvore.

O campeão geral CBEA, estará qualificado a participar do International Tree Climbing Championship – ITCC, que acontecerá nos dias 21 e 22 de março de 2015, na Flórida/EUA.

Serviço

XVIII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana – XVIII CBAU (de 8 a 12 de novembro de 2014)

Minicurso: Programa de Certificação de Arboristas da Isa – Joaquim Teotônio Cavalcanti Neto

Quando: 08 de novembro, sábado, das 8h às 17h

Local: Clube de Engenharia

Endereço: Avenida Rio Branco, 124 - Centro, Rio de Janeiro

/RJ

VI Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores – CBEA

Quando: 8 (sábado) e 9 (domingo) de novembro

Onde: Parque Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro/RJ

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Claudia Corbett e Laís Fávaro

  
  

Publicado por em