São Paulo recebe primeira edição do Festival Latino-Americano de Permacultura

O Festival Reverbere chega para disseminar e incentivar o desenvolvimento de ambientes sustentáveis

  
  

Já imaginou ser responsável pela própria produção de água e energia elétrica? Ou construir sua casa de forma que ela atue em conjunto e a favor da natureza? Ideias como essas pertencem ao que chamamos de Permacultura que se baseia no planejamento de sistemas em escala humana criados em total harmonia com a natureza. Desenvolvida na década de 70 pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren.

Para lançar mais luz sobre o tema e incentivar a discussão no Brasil, entre os dias 23 e 27 de novembro, acontece em São Paulo o Reverbere, primeiro Festival Latino Americano de Permacultura - Documentários e Educação.

O festival apresenta uma série de workshops, filmes e rodas de conversa, com a participação de cerca de 20 educadores do Brasil e América Latina, mais de 20 palestrantes, 11 instituições apoiadoras e 2368 vagas nas atividades totalmente gratuitas durante os 5 dias de festival – que acontece, simultaneamente, na UMAPAZ e Escola de Astronomia no Parque Ibirapuera – Zona Central e Sul, no Planetário do Carmo – Zona Leste e na Sala Crisantempo – Zona Oeste. Ainda, esta primeira edição homenageia Bill Mollison, considerado o pai da Permacultura e falecido no último mês de setembro.

“Disseminar a Cultura de Sustentabilidade por meio da ampliação do conhecimento e práticas da Permacultura é de fundamental importância para potencializar a participação da sociedade nas soluções dos desafios das Mudanças Climáticas” diz Monica Pilz Borba, diretora da UMAPAZ, uma das idealizadoras do festival.

Além dos cursos e palestras, a produção cinematográfica e educativa voltada à Permacultura também tem espaço de destaque na programação do festival, com filmes inéditos no Brasil. Serão exibidos os filmes “A voz do vento – Sementes de Transição” – documentário franco-espanhol, que mostra movimentos alternativos sociais e mudanças de paradigmas – o “Jardim no Fim do Mundo”, dirigido pelo premiado cineasta australiano Gary Caganoff que retrata a vida dos atingidos, as viúvas e os órfãos que somam em dezenas de milhares as vítimas da invasão americana no Afeganistão e “Panbasa”, uma produção independente do Projeto EarthCode sobre o "Chamado da Montanha", na Colômbia.

- Serviço:

- Reverbere – Primeiro Festival Latino Americano de Permacultura

Quando: de 23 a 27 de novembro, em São Paulo

Visite: www.revistaecotour.tur.br

Fonte: Antônia Futuro

  
  

Publicado por em