São Paulo sediará a Conferência Internacional de Gestão de Resíduos na América Latina

O intercâmbio de conhecimento com profissionais de países com realidades muito próximas à nossa representa a possibilidade de darmos um grande salto nestas questões em nosso país

  
  

Compartilhar conhecimento e experiências. Este é um dos maiores objetivos do III GRAL - Conferência Internacional de Gestão de Resíduos na América Latina, que acontecerá entre os dias 04 e 06 de setembro no Instituto de Engenharia deSão Paulo.

O evento, que já está na terceira edição, aconteceu pela primeira vez em Quito, no Equador, em 2009. Dois anos depois, em 2011, foi a vez de Cali, na Colômbia.

Agora em 2013, a Conferência desembarcará em solo brasileiro e o tema será “Sustentabilidade Social, Ambiental, Técnica e Econômica da Gestão de resíduos na América Latina”

A organização está a cargo da ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (organização não governamental que tem como principal objetivo contribuir através do conhecimento dos seus associados para a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira), da ABRELPE - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (associação civil sem fins lucrativos, que congrega e representa as empresas prestadoras de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos), e também do IWWG (instituição criada em 2002 para servir de fórum para a comunidade científica e profissional sobre os desenvolvimentos na indústria de gestão de resíduos).

A Conferência pretende reunir profissionais e estudantes da área de sustentabilidade para a exposição de palestras sobre o manejo adequado dos resíduos e seu impacto na sustentabilidade, a recuperação e aproveitamento dos resíduos, a responsabilidade social e empresarial no manejo de resíduos, entre tantos outros temas.

Para Francisco Oliveira, um dos organizadores do evento, o III GRAL é uma oportunidade para aprendermos mais sobre a gestão de resíduos.

“O intercâmbio de conhecimento e experiências com profissionais de países com realidades muito próximas à nossa representa a possibilidade de darmos um grande salto nestas questões em nosso país”, argumenta.

Paralelamente, os participantes poderão se inscrever para participar de mini-cursos.

Entre os temas estão:

- Novas tecnologias aplicadas nos projetos de aterro sanitários

- Encerramento técnico de lixões

- Tratamento biológico da matéria orgânica dos resíduos

- Recuperação de energias a partir dos resíduos sólidos

- Aplicação de geossintéticos no tratamento de resíduos

- Alternativas para o tratamento de líquidos lixiviados

- Tratamento de resíduos de RCD’s e dragagem

- Gestão Integrada de Resíduos de Terminais de Transporte

Quem tiver trabalhos técnicos na área pode inscrevê-los para avaliação até 15 de maio. Os dez melhores serão publicados na revista Conexão Academia, editada pela ABRELPE.

Os interessados em participar do III GRAL devem realizar sua inscrição pelo site www.gral.eng.br.

Serviço:

Sobre o III GRAL:

Data: 04 a 06 de setembro de 2013

Local: Instituto de Engenharia

Endereço: Av. Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana - São Paulo

Visite: www.revistaecotour.com.br
Fonte: Marília Cardoso

  
  

Publicado por em