São Paulo sediará o Congresso Mundial de Resíduos Sólidos ISWA 2014

Principal evento técnico em âmbito global para discutir práticas, tendências, soluções e desafios do setor de gestão de resíduos sólidos

  
  

A globalização vem mudando a forma como os países se relacionam no que diz respeito a vários aspectos, incluindo a geração, tratamento e destino final do lixo.

Para debater o assunto, especialistas internacionais vêm ao Brasil para participar do Congresso Mundial de Resíduos Sólidos ISWA 2014, cuja programação inclui uma sessão especial sobre “Globalização e Gestão de Resíduos Sólidos”.

Marcada para dia 8 de setembro, das 14h às 16h, essa sessão vai discutir questões como gestão de resíduos sólidos nas megacidades, informalidade, ajuda internacional para desenvolvimento do setor e até outras mais polêmicas, como mercados de reciclagem e tráfico de resíduos.

Entre os palestrantes confirmados estão Björn Appelqvist, especialista em tráfico de resíduos e membro da administração do meio ambiente de Copenhagen, na Dinamarca; Costas Velis, vice-chairman do Waste-to-Energy Research and Technology Council UK (WtERT-UK); Antonis Mavropoulos, chairman do Comitê Técnico-Científico da ISWA – International Solid Waste Association; Jeff Cooper, ex-presidente da ISWA; e David Lerpiniere, pesquisador da University of Leeds, do Reino Unido, na área de gestão de resíduos.

Será uma sessão interativa, em que os palestrantes irão fazer o encadeamento dos temas com a participação do público, respondendo às dúvidas e aos comentários sobre como essa nova ordem mundial afeta a gestão de resíduos e vice-versa, e como os países e os atores do setor podem encaminhar soluções sustentáveis para um futuro mais saudável, que é justamente o tema geral do Congresso.

Principal evento técnico em âmbito global para discutir práticas, tendências, soluções e desafios do setor de gestão de resíduos sólidos, o Congresso Mundial de Resíduos Sólidos ISWA 2014, que acontece de 8 a 11 de setembro no Sheraton World Trade Center, em São Paulo, deverá reunir mais de 800 participantes de 70 países. Organizado pela ISWA, em parceria com a ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, esta é a primeira vez em que o evento é promovido no Brasil.

Na edição de 2013, realizada na cidade de Viena, na Áustria, o Congresso concluiu pela necessidade de um "Plano Marshall" para obtenção de recursos e resolução de problemas na gestão de resíduos em âmbito global. As ações iniciadas e os avanços para desenvolver esse plano serão apresentados durante o ISWA 2014.

Além das sessões técnicas, que vão abranger cerca de 200 apresentações, o evento propiciará aos participantes a chance de visitar algumas das principais plantas de gestão de resíduos do País, como a recém-inaugurada Central de Separação Automática de resíduos da cidade de São Paulo, unidades de tratamento de resíduos perigosos e um dos maiores aterros sanitários do mundo.

Como parte da programação do Congresso ISWA 2014, será realizado o Fórum Global da IPLA - Programa das Nações Unidas para Gestão de Resíduos junto a Autoridades Locais, encontro realizado pela UNCRD – Comissão das Nações Unidas para Desenvolvimento Regional. Lançada em 2009, a IPLA tem como missão promover o aperfeiçoamento da gestão de resíduos junto aos municípios.

O Fórum Global acontecerá como uma Sessão Especial do Congresso ISWA 2014 e buscará discutir os temas mais atuais e promissores para o estabelecimento de uma gestão integrada e sustentável de resíduos sólidos nas cidades.

Serviço :

Evento : ISWA 2014 Congresso Mundial de Resíduos Sólidos

Local: Sheraton World Trade Center - Avenida das Nações Unidas, 12.559, Brooklin Novo (Próximo ao Shopping D&D)

Data: 8 a 11 de setembro (segunda a quinta-feira)

Horário:

- 8 a 10 de setembro (segunda a quarta-feira), das 9h às 18h

- 11 de setembro (quinta-feira) - programação especial de visitas técnicas

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Daniela Ceneviva

  
  

Publicado por em