São Paulo sediará o Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial

O projeto The Ocean Cleanup lançou o desafio que chamou a atenção do mundo todo por usar um método simples e eficaz de remover os resíduos depositados nos oceanos.

  
  

Os resíduos retirados dos mares são materiais de pesquisa do Curso de Produção Industrial de Plásticos do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia – CCET, da Universidade deCaxias do Sul (UCS), cuja turma já produz utensílios resultantes dessa limpeza. Esse trabalho vai de encontro ao projeto de despoluição dos oceanos The Ocean Cleanup e tornou a UCS parceira da iniciativa.

“Projeto The Ocean Cleanup no Brasil - Contribuição Brasileira com o uso da Tecnologia em Polímeros para Análise e Aproveitamento dos Plásticos dos Oceanos” é o tema da palestra do professor Diego Piazza, coordenador do Curso de Produção Industrial de Plásticos, e de Kauê Pelegrini, acadêmico do Curso de Engenharia Ambiental da UCS, na abertura do XVI SIMAI – Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial, no dia 11 de novembro, evento paralelo à Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade - FIMAI 2014, em São Paulo (SP).

O projeto The Ocean Cleanup foi idealizado por Boyan Slat, um jovem holandês de 21 anos que lançou o desafio que chamou a atenção do mundo todo por usar um método simples e eficaz de remover os resíduos depositados nos oceanos.

A convergência de objetivos fez com que a universidade gaúcha oferecesse contribuição para desenvolver processos de transformação dos plásticos recuperados em novos objetos.

Essas experiências serão relatadas em detalhes no painel internacional do XVI SIMAI. Eficiência Energética, remediação de passivos ambientais, gerenciamento de resíduos, incineração de resíduos, termovalorização de resíduos, construção sustentável e vários outros são os temas do primeiro dia.

A programação segue com outras dezenas de palestras, explorando todo o universo da sustentabilidade na indústria e a eficácia dos processos em prol da qualidade ambiental nas empresas.

- Experiências globais como diferencial:

Outros destaques do painel internacional (com tradução simultânea) estão também o francês Louis Vivola, da Chromatotec, especializado em Instrumentação Analítica fundo, em controle de odor e de medição, e monitoramento de gás (sulfetos, VOC, etc); Anil Ahuja, da CCJM Engineers, de Chicago - Illinois (EUA), empresa de engenharia multidisciplinar que desenvolve projetos de eficiência energética e ecologicamente conscientes; Tobias Vogl, da norte americana Redekon Energie, com experiência em gestão de projetos de biogás, além de muitos outros especialistas, representantes de organizações multinacionais, bem como brasileiros que têm suas experiências respeitadas no exterior.

Entre as atrações desta edição da FIMAI acontecerão ainda eventos paralelos, como a iniciativa inédita da 1ª Oil Spill Brazil Conference & Exhibition, sobre segurança da indústria na expansão desse sistema; o 1º Congresso do CONFEA/CREA sobre Engenharia e Sustentabilidade; o 1º Seminário Brasil – Essa Energia é Nossa!, abordando a diversidade de matrizes energéticas e suas vantagens, além do X Seminário de Resíduos Recicle CEMPRE, demonstrando as ações de empresas e entidades para promover a reciclagem.

Os fóruns específicos complementam as temáticas do XVI SIMAI – Seminário Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que reúne grandes autoridades em equipamentos, processos, soluções tecnológicas, inovações e pesquisas acadêmicas.

As delegações da Holanda, China, França, Itália, Estados Unidos, Coréia, Portugal, Argentina e o tradicional pavilhão da região alemã da Bavária já confirmaram participações.

A contribuição internacional é o que torna a FIMAI a Feira com maior diversidade de temáticas, congregando as principais organizações multinacionais, o que faz dela o grande ponto de encontro brasileiro da sustentabilidade no setor empresarial mundial global.

- SERVIÇO:

Evento: XVI FIMAI* / SIMAI – Feira e Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade**
Data: 11 a 13 de novembro de 2014
Horário: 13h às 20h / 8h30 às 18h30
Local: Pavilhão Azul do Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme – SP

Eventos Paralelos:

1ª Oil Spill Brazil – Conference & Exhibition
X Seminário de Resíduos - Recicle CEMPRE
1º Seminário Brasil, Essa energia é Nossa!
1º Congresso do CONFEA/CREA sobre Engenharia e Sustentabilidade

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Cristiane Del Gaudio

  
  

Publicado por em