Seminário em São Paulo abordará a sustentabilidade nas relações de consumo.

A qualidade do relacionamento com os consumidores como elemento indispensável à gestão sustentável nas empresas.

  
  

Sustentabilidade nas relações de consumo. Este será o tema de um dos encontros do Semarc – Seminário de Marketing e Relacionamento com Clientes, dia 17 de setembro, às 09h, no painel “A qualidade do relacionamento com os consumidores como elemento indispensável à gestão sustentável nas empresas”.

“Quando falamos em sustentabilidade, temos de abordar a questão levando em consideração três aspectos: o social, o econômico e o ambiental”, avalia a diretora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Febraban, Sonia Favaretto, uma das participantes do painel.

“Isso tem de ser levado com conta em qualquer decisão de negócios e, sobretudo, nas relações com clientes”.

As relações dos bancos com seus clientes devem, portanto, ser guiadas por valores como a ética, transparência e imparcialidade. Isso abrange desde a venda de um produto como um plano de previdência privada ou a concessão de um financiamento até o tratamento dado numa agência.

Também participarão do painel sobre sustentabilidade Marcos Caetano, diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Unibanco e Carlos Nomoto, superintendente de Desenvolvimento Sustentável do Banco Real.

Investimentos Sociais:

O último Relatório Social da Febraban indica que, em 2007, os bancos brasileiros investiram mais de R$ 1 bilhão em ações ligadas à sustentabilidade, a maior parte dos investimentos foi destinada a programas de educação.

O Relatório revelou que, considerando-se somente os 26 maiores bancos do País, mais da metade considera aspectos sócio-ambientais na concessão do crédito. As instituições também estão cada vez mais atentas à adoção ou não desses critérios como norteadores de ações por parte de fornecedores.

Compras sustentáveis:

De acordo com o Relatório 73% das instituições levam em conta critérios ambientais para a compra de qualquer tipo de material. “Mais da metade dos bancos que responderam ao questionário que deu origem ao relatório declarou que uma de suas formas de selecionar fornecedores é conhecer os critérios de processos éticos de gestão da informação, e algumas das instituições financeiras já começaram a exigi-los em contratos”, salienta Sonia.

Café com sustentabilidade:

Com o objetivo de fortalecer a adoção das ações sustentáveis em seus associados, a Febraban criou, no ano passado, o Café com Sustentabilidade, encontros destinados a debater o assunto com especialistas do setor financeiro e de outros segmentos. Desde então, já foram realizados 10 encontros.

O Semarc 2008 também terá painéis sobre Ouvidorias, SACs e Crédito Consciente. Alguns dos painelistas serão o ouvidor do Santander, Marcelo Linardi; o ouvidor do Itaú, Francisco Calazans de Araújo Jr. (que também ocupa o cargo de diretor de Ouvidorias da Febraban) e o presidente do Conselho de Administração da Microinvest, Carlos Ximenes de Melo. O evento já tem confirmados um total de 13 painéis de palestras e debates.

Serviço:

Semarc – Seminário de marketing e relacionamento com clientes
Dias 16 e 17 de setembro de 2008
Centro Fecomércio de Eventos
Rua Plínio Barreto, 285
Bela Vista - São Paulo - SP

Fonte: ABCE Comunicação

  
  

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