Trilha da Natureza realiza visita noturna monitorada

O objetivo é aproximar a comunidade desta importante área natural

  
  
Arlete Pereira, pesquisadora e monitora do

Na noite da próxima quinta-feira, 20 de novembro, acontecerá uma visita monitorada ao cerrado da Universidade Federal de São Carlos(UFSCar).

A atividade é promovida pelo projeto de extensão “Trilha da Natureza”, vinculado ao Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA), da Secretaria de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS), ao Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da Universidade, em parceria com o CDCC/USP e apoio da Pró Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar.

O objetivo é aproximar a comunidade desta importante área natural que faz parte da extensão do Campus e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência de visita orientada, na qual as pessoas terão oportunidade de conhecer mais sobre o Cerrado e suas particularidades.

Arlete Pereira, pesquisadora e monitora do "Trilha da Natureza", acredita que o cerrado é uma escola a céu aberto onde teoria e prática se complementam.

“É um local em que agregamos conhecimentos, troca de saberes trazidos pelos participantes como questões culturais, regionais, conhecimentos empíricos sobre a fauna e flora, tudo numa relação horizontal e dialógica”, pondera Pereira.

Já a estudante de Biologia e monitora do projeto, Amanda Mello, acredita que a visita contribui para que os participantes se aproximem do ambiente e percebam que não é algo distante, mas está bem próximo e possui uma biodiversidade incrível que precisa ser conservada.

“É também um momento em que as pessoas podem aliviar o estresse diário em contato com o cerrado”, conclui Mello.
A atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade, sem a necessidade de inscrição prévia. É recomendado que os participantes levem agasalhos, lanternas e água no dia da visita.

O local de encontro será em frente ao prédio do Departamento de Gestão de Resíduos (DeGR), localizado próximo à entrada principal do cerrado, área Norte do Campus São Carlos

da UFSCar.

O horário de encontro será às 18h30 e a previsão de término é às 21 horas. Outras informações pelo telefone (16) 3306-6462

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: UFSCAR

  
  

Publicado por em