Estudo recomenda chá contra mau hálito e cáries

QUEM SOMOS GLOSSÁRIO LINKS ESCREVA-NOS ANUNCIE AQUI GUIA DE FORNECEDORES ambiente agenda ambiente biotecnologia ambiente empresarial ambiente florestal ambiente legislação ambiente resíduos ambiente agropecuário ambiente ecoturismo ambiente ener

  
  

QUEM SOMOS GLOSSÁRIO LINKS ESCREVA-NOS ANUNCIE AQUI GUIA DE FORNECEDORES

ambiente agenda ambiente biotecnologia ambiente empresarial ambiente florestal ambiente legislação ambiente resíduos
ambiente agropecuário ambiente ecoturismo ambiente energia ambiente gestão ambiente natural amb. unidades de conservação
ambiente águas ambiente educação ambiente estadual ambiente índios ambiente notícias ambiente urbano

nichos
notícias
pesquisa de notícias
imprensa
colunistas
boletim informativo diário
cadastro no boletim informativo diário
exclusão do boletim informativo diário
O chá pode ser uma opção para quem sofre com dor de dente ou tem mau hálito. É o que indica um estudo preparado pelo microbiologista norte-americano Milton Schiffenbauer, da Universidade Independente Pace, dos Estados Unidos.

Segundo ele, substâncias presentes no chá destroem vírus e bactérias que causam infecções na garganta e problemas dentários como as cáries.A descoberta, de acordo com especialistas, pode abrir caminho para a adição de elementos do chá em pastas de dente e enxaguadores bucais.

Schiffenbauer afirma que o chá verde é o que tem o melhor desempenho no combate aos microorganismos nocivos à higiene bucal. Em geral, a eficiência é maior entre as veriedades que contêm cafeína, como o chá preto, considerado, ao lado do café, a mais popular bebida do planeta.

Um outro estudo, realizado por cientistas da Universidade de Illinois (EUA), concluiu que a ação do chá contra o mau hálito se deve à presença na bebida de elementos conhecidos como polifenóis.

Experimentos em laboratórios mostraram que os polifenóis reduzem o ritmo de desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo mau hálito. No entanto, dentistas alertam que o fato de tomar bastante chá não significa que as pessoas podem relaxar em sua higiene bucal.

"Não se deve parar de limpar os dentes com o creme dental convencional, pelo menos até que haja mais informações a respeito dos benefícios do chá", destaca Ian Douglas, da Escola de Medicina da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, um dos países onde mais se consome chá.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em