Estudos dizem que o Oceano Ártico não terá mais gelo no verão

Os verões mais longos estão fazendo com que a capa de gelo do Oceano Ártico desapareça aos poucos, segundo cientistas britânicos. Eles alertam que o derretimento observado nos últimos anos deve continuar, com um eventual desaparecimento de gelo durante os

  
  

Os verões mais longos estão fazendo com que a capa de gelo do Oceano Ártico desapareça aos poucos, segundo cientistas britânicos. Eles alertam que o derretimento observado nos últimos anos deve continuar, com um eventual desaparecimento de gelo durante os meses de verão.

Essa situação ameaça o habitat dos ursos polares, que precisam da capa de gelo para caçar focas. O derretimento também deve aumentar os efeitos do aquecimento global no hemisfério norte, dizem pesquisadores da University College de Londres e do Centro Hadley de Prognóstico e Investigação do Clima.

O estudo, publicado na revista Nature, é baseado na medição da espessura da capa de gelo feita por dois satélites da Agência Espacial Européia, o ERS-1 e o ERS-2.A equipe também usou imagens de microondas geradas por um satélite americano.

Fonte: BBC

  
  

Publicado por em