Evento da IBC traz casos de sucesso em redução de resíduos industriais

Discutir conceitos e práticas de Análise de Ciclo de Vida (ACV) para reduzir resíduos industriais é o tema da conferência que a IBC promoverá nos dias 06 e 07 de março, em São Paulo. O evento ter&aacu

  
  

Discutir conceitos e práticas de Análise de Ciclo de Vida (ACV) para reduzir resíduos industriais é o tema da conferência que a IBC promoverá nos dias 06 e 07 de março, em São Paulo. O evento terá a participação de profissionais e empresas que são referência em ACV, ecoeficiência e tratamento de resíduos, e apresentará nove casos de sucesso de grandes empresas como 3M do Brasil, Braskem, Roche e Siemens, entre outras.

A ACV é uma ferramenta que permite o desenvolvimento sistemático da análise dos impactos ambientais e aborda desde a aquisição da matéria-prima até o seu descarte.

"A utilização desta metodologia é cada vez mais freqüente em países da Europa e EUA e está sendo disseminada velozmente no Brasil", afirma a gerente de projetos da IBC e responsável pelo encontro, Manuela Barros.

O primeiro dia de conferência terá apresentações da USP, Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV) e Siemens. Os especialistas detalharão o conceito de análise de ciclo de vida e falarão sobre os impactos decorrentes de sua aplicação e de que forma a ACV colabora para a redução do lixo industrial. Serão apresentados ainda casos de sucesso da Braskem, 3M do Brasil, Alcan Embalagens e Janssen-Cilag.

Já o dia o segundo dia de evento terá estudos de caso da DaimlerChrysler, Votorantim Metais, Roche e Clariant. Entre os assuntos que serão discutidos estão a utilização de indicadores de desempenho ambientais (IDAs), oportunidades de negócio com resíduos industriais e estratégias eficientes de reúso de água em processos industriais. Também serão apresentadas estratégias para controle de emissão de gases tóxicos e boas práticas em redução de aspectos e impactos ambientais para garantir uma produção mais limpa.

Os trabalhos serão encerrados com um workshop liderado pela gerente de ecoeficiência da Basf, Mirian Tiemi Zanchetta. O encontro tem como objetivo discutir todas as etapas que envolvem a análise de ciclo de vida de um produto.

Os participantes do workshop visitarão também a Fundação Espaço Eco da Basf, um centro de excelência em desenvolvimento sustentável que abriga um centro de ecoeficiência para a América Latina e projetos de educação sócio-ambiental e reflorestamento.

A programação completa do evento e outras informações estão no site www.ibcbrasil.com.br/ambiental ou podem ser solicitadas na Central de Atendimento da IBC, pelo telefone 11-3017-6808.

AGENDA:

Conferência sobre Análise de Ciclo de Vida
Data: 06 e 07 de março de 2007
Local: Hotel Meliá Confort Paulista - Rua Haddock Lobo, 294 - São Paulo - SP
Horário: das 8h00 às 18h00
Informações: 11-3017-6808 ou ibc@ibcbrasil.com.br

SOBRE A IBC

IBC são as iniciais de International Business Communications. A IBC é parte do Informa group (www.informa.com), conglomerado de comunicação de origem inglesa e líder mundial em informação empresarial. A IBC surgiu em Londres em 1964 e hoje possui 17 unidades no mundo todo.

O escritório brasileiro foi aberto em 1996 e responde pelas operações em toda a América Latina, onde promove mais de 200 eventos e cursos ao ano.

Fonte: PR Officer

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em