Evento em prol do meio ambiente faz parte das comemorações dos 450 anos de SP

Dividir o número de empresas certificadas pela Norma ISO 14001 (referência normativa em relação a qual são feitas as certificações de sistemas de gestão ambiental das organizações) pelo PIB (Produto Interno Bruto), principal indicador econômico de um paí

  
  

Dividir o número de empresas certificadas pela Norma ISO 14001 (referência normativa em relação a qual são feitas as certificações de sistemas de gestão ambiental das organizações) pelo PIB (Produto Interno Bruto), principal indicador econômico de um país- esta foi a fórmula encontrada pelo professor Guido Ferolla, coordenador do curso MBA em Gestão Ambiental da Fundação Getúlio
Vargas do Rio de Janeiro, para avaliar o nível de envolvimento das empresas com a gestão ambiental no país. O resultado foi surpreendente.

Segundo o modelo, que foi baseado em estudos realizados anteriormente pela Universidade da Califórnia, o nível de envolvimento das empresas brasileiras com a questão ambiental está acima de organizações localizadas em países como os Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha.

O compromisso assumido pelas empresas brasileiras desde o final de 1996,quando foi publicada a Norma ISO 14001 no Brasil, e foram emitidas as primeiras certificações, poderá ser conferido de perto no próximo dia 1 de junho,às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, no Memorial da América Latina.

Neste dia, a Meio Ambiente Industrial, pela quinta vez consecutiva, vai realizar o evento comemorativo das empresas que obtiveram certificação em conformidade com a ISO 14001. Em 2004, a expectativa é que sejam comemoradas 1500 certificações.

A grande novidade deste ano é que, por iniciativa da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o evento integra a agenda oficial dos 450 anos da cidade de São Paulo.

Além da entrega das placas comemorativas, o evento contemplará as empresas paulistanas com uma homenagem especial que se estenderá a todas as empresas do território nacional.

Cada uma delas vai receber uma obra de arte contemporânea desenvolvida exclusivamente para o evento: uma escultura que contém como parte integrante uma peça em vidro reciclado, cuja forma sugere uma gota contendo água da nascente do Rio Tietê.

Localizada em Salesópolis, SP, a nascente foi descoberta em 1554 (ano de fundação da Cidade de São Paulo), e reconhecida oficialmente em 1954 pelo governo do Estado.

A captação da água foi realizada pela Ambiental Laboratórios, e os procedimentos da coleta fora auditados pela empresa de auditoria independente, PricewaterhouseCoopers.

Para Julio Tocalino, diretor da Meio Ambiente Industrial e idealizador do evento, a gota significa um gesto simbólico para homenagear as empresas de São Paulo e do Brasil que reconhecem a importância da gestão ambiental como ferramenta indispensável para a conquista do desenvolvimento sustentável.

Tocalino destaca que várias empresas receberão homenagens especiais, entre elas a Petrobras, empresa que detém 57 certificações no Brasil e no exterior, e a Bahia Sul, primeira empresa certificada no Brasil.

A homenagem, que em 2003 contou com a presença da ministra Marina Silva, este ano tem como convidados especiais, além da própria ministra, a prefeita Marta Suplicy; o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; o secretário estadual de Meio Ambiente, Dr. José Goldemberg; o presidente da Cetesb, Dr. Rubens Lara; o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Dr. Adriano Diogo; o presidente da CNI, Dr. Armando Monteiro Neto, entre outras autoridades e personalidades do setor ambiental do País.

Serviço:

Evento Comemorativo 1500 Certificações em Conformidade com a Norma ISO14001

Dia: 1 de junho

Horário: 19h

Memorial da América Latina - Auditório Símon Bolívar

Informações: (11) 3917-2878

Fonte: Ag Comunicação

  
  

Publicado por em