Evento no Rio de Janeiro reunirá cientistas de 70 países

O Rio de Janeiro será sede, entre os dias 21 e 26 deste mês, uma das maiores conferências internacionais sobre Cosmologia, Astrofísica, Relatividade e Gravitação.A X Marcel Grossmann Meeting reunirá cerca de 450 cientistas de 70 países. O ministro da

  
  

O Rio de Janeiro será sede, entre os dias 21 e 26 deste mês, uma das maiores conferências internacionais sobre Cosmologia, Astrofísica, Relatividade e Gravitação.A X Marcel Grossmann Meeting reunirá cerca de 450 cientistas de 70 países.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, participará da abertura do evento, dia 21, às 9h, no auditório do Instituto Militar de Engenharia (IME).

Organizada pelo cosmólogo Mário Novello, chefe do Grupo de Cosmologia e Gravitação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) do MCT, a décima edição do Marcel Grossmann busca discutir os resultados e avanços
das pesquisas mais recentes.

Um dos destaques será a palestra do professor Yuval Neeman, um dos descobridores da teoria que descreve as menores partículas do núcleo atômico, os quarks, e que é uma das peças-chave para a compreensão atual do mundo microscópio.

`Se o Rio de Janeiro já abrigava um dos grupos mais tradicionais de pesquisas em gravitação e cosmologia do Brasil, pode-se dizer que na próxima semana a cidade será a capital mundial da relatividade. Mostraremos que o Brasil desenvolve pesquisa de grande qualidade e que recebe apoio do governo para isso`, diz Mário Novello.

No dia 22,Mário Novello fará uma conferência, `Big Bang Versus Universo Eterno`, onde apresentará um panorama geral dos diferentes modelos rivais de análise do universo em sua fase primordial.

Os encontros anteriores foram realizados em Trieste (1975 e 1979), Shanghai (1982), Roma (1985 e 2000), Perth (1988), Kyoto (1991), Stanford (1994) e Jerusalém (1997).

Para obter mais informações: basta acessar o site ou ligar para (21) 21417215 .

Fonte: MCT

  
  

Publicado por em