Evento no Senac em Campinas e Sorocaba-SP discute a conservação ambiental no interior

Estudo mostra que iniciativas de municípios têm revertido o quadro de devastação ambiental com a recuperação da Mata Atlântica em diversas regiões do estado No Brasil sempre prevaleceu a idéia que desenvolvimento era sinônimo de degradação ambiental. A

  
  

Estudo mostra que iniciativas de municípios têm revertido o quadro de devastação ambiental com a recuperação da Mata Atlântica em diversas regiões do estado

No Brasil sempre prevaleceu a idéia que desenvolvimento era sinônimo de degradação ambiental. Após anos de devastação em que florestas e espécies da flora e da fauna foram extintas, ocorre um movimento inverso em cerca de 200 municípios do Estado de São Paulo. Na última década essas localidades ampliaram suas áreas de Mata Atlântica.

Para apresentar esse tema,o Senac promove a palestra “Empreendedorismo e Conservação Ambiental no Interior” , nos dias 21 e 22 de janeiro, nas unidades de Campinas e Sorocaba,
respectivamente. O evento terá a presença de Eduardo Mazaferro Ehlers,diretor de extensão do Campus Senac.

Fruto de sua tese de doutorado “Determinantes da Recuperação da Mata Atlântica no Estado de São Paulo”. Ehlers abordará também em sua palestra as razões que motivaram essa mudança em regiões como Campinas e Sorocaba.

De acordo com o diretor, a recuperação da Mata Atlântica nas localidades estudadas decorre de uma fiscalização ambiental mais rigorosa e da retração das atividades agropecuárias, que permitiram a regeneração natural das matas.

Além disso, diversas cidades perceberam que a conservação das florestas pode gerar mais lucro do que a exploração predatória, como ocorre em vários países. No Estado há experiências bem-sucedidas, como por exemplo, Brotas, Águas de Lindóia e Campos do Jordão que atraem turistas de todo o País interessados em realizar atividades como rafting, caminhadas ecológicas,arborismo, entre outras.

O evento ocorre às 19h30 nas duas cidades e é aberto ao público. Na unidade do Senac em Campinas é gratuito. No Senac em Sorocaba a entrada é um quilo de alimento não perecível.

Sobre o palestrante

Eduardo Mazaferro Ehlers é diretor de extensão do Campus Senac e professor de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo. Mestre e Doutor em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo e autor de livros e artigos sobre conservação ambiental, dentre esses: Agricultura Sustentável-Origens e perspectivas de um novo paradigma.

Serviço:

Palestra: “Empreendedorismo e Conservação Ambiental no Interior”

Quando: 21 de janeiro, Senac em Campinas e 22 de janeiro, no Senac em Sorocaba.

Endereços: Senac em Campinas - Rua Sacramento, 490. Tel.: (19) 3737-8300-Senac em Sorocaba - Av. Coronel Nogueira Padilha, 2392. Tel.: (15) 227-2929

Fonte: In Press Porter Novelli

  
  

Publicado por em