Exposição Cochicho da Mata apresenta uma viagem sensorial á floresta tropical

A emoção de uma verdadeira expedição às florestas tropicais, incluindo tempestades, conversar com árvores e sementes e até curtir um `rap` com macacos, é uma experiência que pode ser vivenciada na exposição Cochicho da Mata , apresentada a mai

  
  

A emoção de uma verdadeira expedição às florestas tropicais, incluindo tempestades, conversar com árvores e sementes e até curtir um `rap` com macacos, é uma experiência que pode ser vivenciada na exposição Cochicho da Mata , apresentada a mais de 75 mil estudantes em São Paulo, Piracicaba e Brasília.

A mostra estreou em Belém no dia 5 de setembro, na área externa da CDP/Estação das Docas, e ficará aberta ao público, diariamente, até o dia 27 de setembro.

Esta exposição conta com patrocínio da Caterpillar Brasil, apoio científico da Fundação Floresta Tropical e incentivos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Pará - Semear sendo destinada a estudantes das redes de ensino fundamental e médio, como complemento às aulas de ciências e biologia.

Em Belém, a mostra terá também o patrocínio cultural da Associação das Indústrias Exportadores de Madeira do Estado do Pará - Aimex e da Tramontina Belém. É esperada a visita de 30 mil pessoas, entre estudantes e o público em geral

A instalação temática Cochicho da Mata é uma viagem sensorial à floresta tropical brasileira mostrando uma síntese de seus diversos ecossistemas e do conceito de desenvolvimento sustentável.

A instalação apresenta os mais significativos ecossistemas com uma pequena mostra da Floresta Amazônica de Terra Firme, da Mata Amazônica de Várzea, da Mata Atlântica Semidescídua, da Floresta de Transição e da Mata Atlântica Pluvial.

Em um percurso de, aproximadamente 600 metros, os visitantes vivenciam a composição da mata, seu ciclo de vida, a função dos animais e suas cadeias alimentares, o ciclo hidrológico, a ação predatória do homem e a preservação e o uso racional da floresta através de conceitos da extração florestal de impacto reduzido.

Utilizando recursos cenográficos aliados a uma composição paisagística de mais de 60 espécies vivas, Cochicho da Mata recria uma floresta tropical `in door` onde há projeções especiais, efeitos cênicos, auditivos e olfativos.

Além dos recursos audiovisuais, a presença de atores, dando vida a alguns dos personagens encontrados em nossa floresta, confere à mostra uma aproximação de caráter mais humano.

Tanto os textos como a trilha sonora, de autoria de Tuca Guidon e Jean Garfunkel, têm uma linguagem simples, para que crianças e adolescentes absorvam ao máximo o seu conteúdo. Contudo, os recursos tecnológicos empregados e a abrangência da mensagem garantem o interesse de qualquer faixa etária.

A presença dos animais na instalação é possível graças a
utilização de monitores de vídeo de tamanhos variados, onde serão veiculadas imagens da vida cotidiana destes animais.

Um dos pontos de destaque da mostra é o manejo florestal sustentável. Através de uma linguagem simples, o tema é apresentado aos visitantes como uma solução viável para uma convivência pacífica com a floresta, ao mesmo tempo em que pode garantir sua continuidade no futuro.

`Nós acreditamos que o único caminho para proteger as florestas tropicais da destruição é dar a elas algum valor, pois só assim, serão tomadas ações para conservá-las. E o melhor caminho para fazer isto é através do
manejo sustentável.

A Caterpillar sente-se orgulhosa em dar suporte às atividades da Fundação Floresta Tropical e poder mostrar aos estudantes de brasileiros que, com a utilização de técnicas adequadas, é possível extrair madeira sem destruir as florestas, preservando-as para as futuras gerações`, afirma William Rohner, presidente da Caterpillar Brasil.

Com esta iniciativa, a Caterpillar Brasil reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social do país, propiciando aos estudantes e à sociedade a oportunidade de vivenciarem um laboratório de conhecimento, uma experiência didática fantástica que aborda um tema atual e fundamental para o futuro do planeta.

Dados Adicionais:

Caterpillar Brasil - Líder absoluta de mercado em seus segmentos de atuação - construção, mineração, florestal e industrial , acumula as certificações de Excelência Operacional, MRP II Classe A, ISO 9001:2000, ISO 14001 e Prêmio Nacional de Qualidade/1999. Sua linha de produtos é composta de 25 modelos entre escavadeiras hidráulicas, compactadores, carregadeiras de rodas, motoniveladoras, retroescavadeiras e tratores de esteiras, além grupos geradores nas faixas de 57 a 450 kVA (de 45 a 360 kW).

Produz ainda ferramentas e acessórios especiais para seus equipamentos. A Caterpillar Brasil emprega 2.700 pessoas e exporta cerca de 70% de sua produção para mais de 120 países.

Fundação Floresta Tropical

A Fundação Floresta Tropical é uma entidade educacional não governamental, sem fins lucrativos, sediada em Belém (PA), cujo principal desafio é promover informações precisas sobre os benefícios econômicos e ecológicos da administração florestal sustentável, buscando a maneira mais adequada de se utilizar florestas nativas, mantendo os extraordinários recursos que elas oferecem e, ao mesmo tempo, garantindo a sobrevivência das indústrias madeireiras.

Fonte: AssCom Caterpillar

  
  

Publicado por em