Exposição pelo Dia Mundial da Saúde vai expor tecnologias de empresas do DF

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 40 unidades de pesquisa da Embrapa, localizada em Brasília, vai participar da exposição Agita Brasília, no Parque da Cidade, no dia 6 de abril, das 9 às 17 horas. O evento, que é uma promoção do Go

  
  

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 40 unidades de pesquisa da Embrapa, localizada em Brasília, vai participar da exposição "Agita Brasília", no Parque da Cidade, no dia 6 de abril, das 9 às 17 horas.

O evento, que é uma promoção do Governo do Distrito Federal, através da Secretaria de Saúde, será realizado em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, e vai contar com mais de 30 estandes expondo temas relacionados à saúde e com um público estimado de cerca de 150 mil pessoas.

A participação da Unidade da Embrapa na exposição "Agita Brasília" vai abordar como temas centrais os benefícios dos cogumelos e da soja para a alimentação e saúde. Além de serem alimentos muito nutritivos, têm se mostrado excelentes aliados no tratamento complementar de muitas enfermidades que afligem a humanidade.

Domesticada pelos chineses há mais de cinco mil anos, a soja é um dos alimentos mais completos e versáteis que se conhece. Considerada um alimento funcional, fornece nutrientes ao organismo e traz benefícios para saúde.

Além de ser rica em proteína e ter ação na prevenção de doenças crônico-degenerativas, também é uma excelente fonte de minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B. A sua utilização tem sido muito estimulada na prevenção do câncer, de doenças cardiovasculares e para aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual, menopausa e osteoporose.

Os cogumelos comestíveis também começaram a ser cultivados de forma primitiva pelos chineses há cerca de dois mil anos. Entre as aproximadamente 45 mil espécies descritas desses fungos, cerca de dois mil são conhecidas como comestíveis, 25 são cultivadas e aceitas como alimentos, mas somente 10 são populares entre os países consumidores de cogumelos.

É muito importante divulgar a importância desses fungos para a alimentação e a saúde humana, já que além de nutritivos -possuem mais proteína do que alimentos como o trigo e o arroz, e contêm os aminoácidos essenciais à dieta humana, vitaminas, carboidratos, fibras nutricionais importantes, além de ácidos graxos insaturados - os cogumelos possuem propriedades medicinais e podem ser importante aliados no tratamento complementar de doenças como câncer, lupus, herpes, HPV (vírus do papiloma humano) e AIDS.

Além de conhecer as vantagens desses alimentos para a nossa vida diária, quem visitar o estande da Embrapa na exposição "Agita Brasília" vai poder adquirir também mudas de Pau-Brasil - uma espécie de importância histórica, atualmente ameaçada de extinção - que estarão sendo vendidas ao preço de R$ 3,00.

Informações com Fernanda Diniz, na Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, pelos telefones: (61) 448-4769 e 448-4770, ou por email.

Fonte: Embrapa

  
  

Publicado por em