Extrato alcoólico de frutos de cinamomo mata larva do mosquito da dengue

Pesquisadores da UFPR - Universidade Federal do Paraná prepararam um extrato etanólico de sementes trituradas de Melia azedarach, o popular cinamomo ou `Santa Bárbara` e o utilizaram para matar larvas do vetor da febre da dengue, o mosquito Aedes aegypti

  
  

Pesquisadores da UFPR - Universidade Federal do Paraná prepararam um extrato etanólico de sementes trituradas de Melia azedarach, o popular cinamomo ou `Santa Bárbara` e o utilizaram para matar larvas do vetor da febre da dengue, o mosquito Aedes aegypti.

O ensaio de letalidade, em curva do tipo dose-resposta a partir de fração de mg / mL, obdeceu o rigor de procedimento determinado pela OMS - Organização Mundial de Saúde e o resultado é dos mais positivos, além de inovadora a experiência atua tanto como fito-biotecnologia molecular (inibição da biossíntese de quitina, o componente do exoesqueleto do inseto) quanto como tecnologia social (qualquer dona-de-casa ou pequeno agricultor pode reproduzir a experimentação).

Sem a evolução morfogenética da larva, não é atingida nem a fase de pupa e nem a fase adulta (entidade volante, na qual a fêmea, se infectada, transmite, pela picada na busca de sangue, a febre tradicional ou hemorrágica, ao homem e outros animais).

O projeto de `screening` de plantas anti-mosquito da dengue (caso bem sucedido do cinamomo) foi concebido e executado no LQBB - Laboratório de Quimio/ Biotecnologia de Biomassa do Depto. de Farmácia da UFPR sob coordenação do Professor Titular e Pesquisador 1-A do CNPq, José Domingos Fontana.

Os ensaios das drogas naturais do cinamomo (limonóides) foi conduzido pela equipe do Professor Adjunto e também pesquisador do CNPq, Mário Navarro-Silva, do LEMV - Laboratório de EntomologiaMédico-Veterinária do Depto. de Zoologia da UFPR.

O projeto `Fitopesticidas letais para larvas de Aedes spp.` está recebendo apoio da Itaipu Binacional e doconjunto SETI/PR - TECPAR - IBMP - Secretaria de Saúde Pública do PR.

Fonte: Prof. Tit. José Domingos Fontes

  
  

Publicado por em

José faustino

José faustino

17/09/2011 21:08:16
Estou fazendo um projeto de pesquisa sobre um limpador multi-uso a base de cinamomo. Podem me dar uma sugestão?

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá, Para mais informações favor entrar em contato com a UFPR. Atenciosamente, Equipe EcoViagem
Juliana

Juliana

11/01/2011 23:48:42
Onde acho extrato alcoolico de hortelã e de centella para comprar? Aguardo Resposta

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá, Favor entrar em contato com a Universidade Federal do Paraná sobre o assunto. Atenciosamente, Equipe Ecoviagem
Airton

Airton

03/05/2010 17:10:55
Tbm achei interessante a pesquisa, como foi comentado que nos tbm poderiamos tentar confeccionar no campo, fiquei mais curioso ainda , gostaria se possivel, receber informaçoes de como eleborar o preparado, e saber ainda, se poderia funcionar como repelente de pernilongos tbm.

Grato

Airton

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

O EcoViagem é um veículo de comunicação no qual não possui relação com seus anunciantes. Caso queira mais informações gentileza, entrar em contato com o Prof. Tit. José Domingos Fontes. Agradecemos o comentário Equipe EcoViagem
Nicolau Gulak

Nicolau Gulak

19/03/2010 11:15:25
Gostei de saber da experiencia que deu certo, para minimizar o problema da dengue. Faltou a receita para que pudessemos preparar e usar o famoso "extrato etanólico", ou ele só pode ser fabricado em laboratório?

Alceu R.C.da Rosa

Alceu R.C.da Rosa

19/02/2009 21:09:02
Achei ótimo! E acredito que não agrida o ecossitema...