Falta de verba ameaça tesouro arqueológico no Piauí

O Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), considerado patrimônio da humanidade pela Unesco desde 1991, está com sua preservação ameaçada. Desde janeiro, a Fumdham - Fundação Museu do Homem Americano, criada pela arqueóloga N

  
  

O Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), considerado patrimônio da humanidade pela Unesco desde 1991, está com sua preservação ameaçada.

Desde janeiro, a Fumdham - Fundação Museu do Homem Americano, criada pela arqueóloga Niède Guidon para estudar e manter o parque, não recebe o dinheiro que o governo federal deveria repassar.

Por isso, ela diz que vai desistir da co-gestão do Parque, que é feita com o Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Se isso ocorrer, o Ibama terá apenas seus três funcionários contratados e mais seis terceirizados para manter e proteger uma área de 100 mil hectares, que abriga cerca de 700 sítios arqueológicos e paleontológicos e uma das maiores concentrações de pinturas rupestres do mundo.

A riqueza que ficará em risco inclui ainda coleções de pedras lascadas e polidas pré-históricas, além de cerâmicas, múmias e esqueletos humanos e de animais da megafauna (grandes animais, como preguiças gigantes, que habitavam a região há mais de 10 mil anos).

Fonte: Agência Estado

  
  

Publicado por em