Festa das Canoas Caiçaras: 1ª edição da Regata de Canoas do LN foi um sucesso

A 1ª Regata de Canoas do LN que aconteceu neste sábado, 14, envolveu as cidades de Ilhabela e São Sebastião com uma parte da cultura caiçara das comunidades tradicionais. A festa das canoas foi o destaque deste fim de semana que mobilizou um grande públic

  
  

A 1ª Regata de Canoas do LN que aconteceu neste sábado, 14, envolveu as cidades de Ilhabela e São Sebastião com uma parte da cultura caiçara das comunidades tradicionais. A festa das canoas foi o destaque deste fim de semana que mobilizou um grande público nas duas cidades. Ilhabela pôde acompanhar todo trajeto de suas praias e avenidas enquanto o público sebastianense recepcionou as canoas na linha de chegada.

A largada aconteceu na Praia do Bonete, em Ilhabela, às 9h15, com a presença do Prefeito Manoel Marcos, o Vice-Prefeito Gilson Tangerino, autoridades municipais além de algumas lanchas que também fizeram o trajeto junto com as canoas. A lancha Perequê da Marinha acompanhou e coordenou toda competição até a chegada na Praia do Arrastão, em São Sebastião.

A canoa Shamar do casal Alice e Moisés, do Bonete, foi a primeira a cruzar a linha de chegada em São Sebastião por volta das 11h completando o trajeto de 43 km em 1h45 minutos. A Shamar liderou a prova desde o início se isolando das outras canoas junto com a canoa Regiane, que ficou com o segundo lugar por alguns minutos de diferença.

A primeira edição do evento contou com a participação de 48 canoas de comunidades tradicionais de Ilhabela e São Sebastião. Além do apoio das Prefeituras das duas cidades, a regata contou com o patrocínio de empresas privadas e membros da SOAMAR (Sociedade Amigos da Marinha). Todo evento foi idealizado pelo Delegado da Capitania de São Sebastião, Capitão de Fragatas Paulo Rogério de Souza Almeida e desenvolvido com a ajuda da sua equipe.

O primeiro colocado na classificação geral e os três primeiros de cada categoria receberam troféus e prêmios. Outros prêmios foram sorteados entre os competidores como coletes salva-vidas, cestas básicas e eletrodomésticos.

O Prefeito Manoel Marcos, que acompanhou todo trajeto das canoas desde o Bonete, apoiou totalmente a iniciativa do Capitão Paulo Rogério e afirmou que este evento deverá entrar para o calendário anual de eventos de Ilhabela.

  
  

Publicado por em