Flona Paulista tem plano de manejo aprovado

O Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Amnbiente e Recursos Naturais Renováveis aprovou o Plano de Manejo da Flona - Floresta Nacional de Ipanema, localizada a 120 quilômetros da cidade de São Paulo. A unidade ecológica tem uma área de 5.069,77 ha abr

  
  

O Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Amnbiente e Recursos Naturais Renováveis aprovou o Plano de Manejo da Flona - Floresta Nacional de Ipanema, localizada a 120 quilômetros da cidade de São Paulo.

A unidade ecológica tem uma área de 5.069,77 ha abrangendo parte dos municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra e Capela do Alto, um dos poucos redutos de Mata Atlântica do interior paulista, detentor da maior biodiversidade do estado.

O plano estabelece o zoneamento, as normas de uso do solo e dos recursos naturais e a gestão da UC - Unidade de Conservação.Mais de 60% da Flona paulista são capoeira alta, capoeira baixa e cerrado ou estão em recuperação.

Além das riquezas naturais, a unidade conta com um potencial turístico privilegiado pelo tombamento de seu patrimônio histórico-cultural, formado por três sítios arqueológicos e monumentos de rara beleza, como a Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema - a primeira do país, fundada em 1810.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em