Florianópolis sediará o II Seminário de Capacitação em Agroecologia

Vem de encontro à carência de profissionais e agricultores capacitados nos aspectos de comercialização e organização dos agricultores, bem como técnicas de produção animal e vegetal baseadas em práticas agrícolas sustentáveis, como a agroecologia. Est

  
  

Vem de encontro à carência de profissionais e agricultores capacitados nos aspectos de comercialização e organização dos agricultores, bem como técnicas de produção animal e vegetal baseadas em práticas agrícolas sustentáveis, como a agroecologia.

Esta demanda é confirmada por dados publicados pela FAO (Food Agriculture Organization) onde cerca de 17 milhões de hectares encontravam-se sob manejo orgânico em todo o mundo.

Deste modo, evidencia-se a necessidade de formar estudantes e profissionais comprometidos em trabalhar com os sistemas de produção agrícolas com enfoque agroecológico, uma vez que nas universidades não há muito espaço para tais assuntos.

Portanto, torna-se fundamental a criação de ambientes onde estudantes possam se reunir para refletir, debater e buscar ações coletivas que permitam uma atuação nesta realidade, bem como, parcerias com instituições que atuem nesta área e a criação de redes de informações sobre o assunto.

Neste seminário, dividido em 2 módulos, sendo um para estudantes ou outro para profissionais, espera-se congregar um público de cerca de 60 estudantes e 45 profissionais de todo Brasil que já atuem em projetos baseados na agricultura sustentável para promover o desenvolvimento rural sustentável através da aplicação e disseminação dos princípios e práticas agroecológicas.

O módulo para estudantes ocorrerá nos dias 9 a 12 de março de 2005, em Florianópolis, SC, na Lagoa da Conceição, com carga horária total de 36 horas, incluindo uma viagem de estudos para uma propriedade com produção agroecológica.

Já o módulo para profissionais será realizado nos dia 4 a 8 de abril, também em Florianópolis, SC, na Lagoa da Conceição, com carga horária total de 46 horas, incluindo uma viagem de estudos para uma propriedade com
produção agroecológica.

A página com informações para o módulo de estudantes já está disponível na internet

Fonte: UFSC

  
  

Publicado por em